Busque abaixo o que você precisa!

Composição partidária da Assembleia muda em quase 50%

Composição partidária da Assembleia muda em quase 50%Foto: Júnior Pio

 
Com o fechamento da chamada janela partidária, na última sexta-feira (18/03), o número de partidos com representação na Assembleia Legislativa do Ceará passou de 23 para 18 legendas. As mudanças nas bancadas ocorreram a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 91/2016 , pelo Congresso Nacional, no dia 18 de fevereiro, que deu um prazo de 30 dias para que os parlamentares tivessem a oportunidade de trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária. Na atual legislatura, mudaram de partido 22 deputados titulares, quase a metade da composição da Assembleia.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), com doze parlamentares, possui hoje a maior bancada, seguido pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com seis e o Partido Progressista (PP), com cinco parlamentares.

O PDT, que era representado pelos deputados Ferreira Aragão, Evandro Leitão e Heitor Férrer, conta agora com Antônio Granja, José Sarto, Ivo Gomes, Manoel Duca, Robério Monteiro, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque, que deixaram o Pros; e a adesão de Júlio César Filho, que era do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Já  recém criado PMB, que tinha cinco deputados, ficou com quatro representantes na Casa: Naumi Amorim, Laís Nunes, Odilon Aguiar e Bethrose.

O Partido Social Democrático (PSD) ficou com três deputados, Osmar Baquit, Gony Arruda e Roberto Mesquita. Permanecem com dois representantes o Partido dos Trabalhadores (PT), com Elmano Freitas e Moisés Bráz, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) , com  Augusta Brito e Carlos Felipe,  e o Partido da República (PR) com Capitão Wagner e Fernanda Pessoa. Continuam com um deputado o PHS com Tin Gomes, o DEM, com João Jaime, o PRP, com Joaquim Noronha, o PRB,  com David Durand, o PEN, com Bruno Gonçalves, o PSDC, com Ely Aguiar,  PSDB (Carlos Matos) e Psol (Renato Roseno). O SD tinha dois parlamentares e ficou com um: Aderlânia Noronha. Passou a ter representação no Legislativo o PSB, com Heitor Férrer.

Atualmente, encontram-se licenciados, para ocupar cargo de secretários no governo Camilo Santana, os deputados Jeová Mota (PDT), Mirian Sobreira (PDT) e Osmar Baquit (PSD). Os suplentes Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PP) e Rachel Marques (PT) estão no exercício dos mandatos, substituindo os parlamentares licenciados.

O deputado Carlomano Marques (PMDB), licenciado para tratamento de saúde, foi substituído pelo suplente Leonardo Araújo (PMDB). E o deputado Carlos Felipe (PCdoB), que pediu licença para tratar de interesse particular, foi substituído pelo suplente George Valentim (PCdoB).

Os partidos Pros, PSL, PV, PPS e PTN deixam de ter representantes na Assembleia Legislativa do Ceará. AGÊNCIA DE NOTICIAS DA AL.

Compartilhar Conteúdo

444