Busque abaixo o que você precisa!

Leonardo Pinheiro aponta ações do Governo para minimizar efeitos da seca

Dep. Leonardo Pinheiro (PSD)Dep. Leonardo Pinheiro (PSD)Foto: Máximo Moura

O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) destacou, em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (11/11), ações que o Governo do Estado vem promovendo na tentativa de minimizar os efeitos da seca no Ceará. De acordo com o parlamentar, o Estado enfrenta “grande dificuldade, considerando que todos os reservatórios hídricos estão com menos da metade de sua capacidade”.

Na avaliação do deputado, entretanto, o Governo do Estado “não está de braços cruzados”. O parlamentar informou que o Executivo está em processo de aquisição de 25 máquinas perfuratrizes. Leonardo Pinheiro destacou também a construção de novas adutoras, que, segundo ele, irão levar água para o “interior do Interior”.

A instalação de dessalinizadores em diversos municípios e a escavação de mais 200 poços profundos também estão entre as ações emergenciais adotadas pelo Governo cearense. “A questão da seca tem sido uma grande preocupação do nosso Governo, então é importante ressaltar suas ações nesse sentido”, frisou.

Leonardo Pinheiro também falou sobre a transposição do rio São Francisco, cujas águas poderão perenizar as duas bacias hidrográficas do Estado, por meio do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “É outro grande projeto hídrico que o Governo está promovendo”, disse.

O deputado reforçou a necessidade de debater o tema "seca". O parlamentar usou como argumento as previsões meteorológicas divulgadas pelos principais institutos de pesquisa do mundo. Ou seja: 2016 será mais um ano de seca, com a probabilidade de haver o El Niño mais forte dos últimos tempos. “Não podemos esquecer de nossas reservas hídricas. O Castanhão ainda tem 16% de sua capacidade, mas esse voleume cai 1% a cada mês, enquanto outros açudes, como o de Banabuiú, estão completamente secos, com menos de 1% de sua capacidade”, pontuou.

Compartilhar Conteúdo

444