Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo cobra plano de cargos e carreiras para médicos do Ceará

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Edson Júnior Pio

O deputado Fernando Hugo (PP) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (01/10), que o Governo do Estado implante o plano de cargos e carreiras para os profissionais de saúde do Ceará.

O parlamentar pediu atenção do Executivo para instituir um plano de carreira para médicos que, segundo ele,  fica sobrecarregado para conseguir ganhar um valor “digno”. “Sem criar uma carreira para esses profissionais, não adianta cobrar qualidade no atendimento nos postos de saúde, por exemplo”, pontuou.

O deputado lembrou que é a terceira vez que fala sobre isso aqui na Casa. "Vou apresentar novamente um projeto de indicação para que seja implantado o plano de cargos e carreiras. Temos que valorizar esses profissionais que cuidam da gente”, comentou.

Fernando Hugo enfatizou, porém, o trabalho que a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio do secretário doutor Cabetto, está realizando no Ceará. “Tenho que comemorar aqui a sansão do governador Camilo Santana às leis da Plataforma de Modernização da Saúde, ontem (30/09), no Palácio da Abolição. Uma delas dará uma nova estrutura de organização à Sesa”, explicou.

O deputado afirmou ainda que o Governo Federal está começando a mudar a realidade dos profissionais de saúde e que, desde o final do programa mais médicos, está dando mais espaço aos profissionais brasileiros. 

A deputada Dra. Silvana (PR), em aparte, destacou que Governo Federal tem feito um trabalho importante e que irá garantir melhorias no sistema de saúde do País. “Bolsonaro tem sido resposta a nossas orações. Tenho certeza de que os esforços da União nessa área logo surtirão efeito”, assinalou. A parlamentar ressaltou ainda que o secretário de Saúde do Ceará também está revolucionando o sistema público do setor e acredita na continuidade das conquistas na área.

O deputado Lucilvio Girão (PP) enfatizou a importância de valorizar os anos de estudos de um profissional de saúde e os esforços implantados para ingressar no sistema público. “Os médicos trabalham horas por dia em vários hospitais e correm o risco de amanhã não estarem mais empregados”, disse.

O deputado Edilardo Eufrásio (MDB) alertou a necessidade do plano de cargos para que se crie um vinculo dos profissionais com os hospitais e municípios. “Para próximo ano, muitos municípios estão correndo o risco de não terem médicos. Hoje em dia as prefeituras dormem com médico e acordam sem. É necessário atenção para não entrarmos em uma crise na saúde pública”, alertou.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) destacou que o Governo do Estado está realizando um trabalho importante e o doutor Cabetto afirmou que, até o fim do ano, deverá ser feito o concurso dos consórcios, que já estão com os contratos próximos de vencer.
GS/AT

Compartilhar Conteúdo

444