Busque abaixo o que você precisa!

Carlos Felipe comemora situação fiscal do Ceará

Deputado Carlos FelipeDeputado Carlos FelipeFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) apresentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (09/08), dados fiscais do Ceará referentes ao período de janeiro a julho deste ano. Segundo ele, o Estado se mantém em posição privilegiada em relação aos demais, e isso "graças a gestão responsável e equilibrada do governador Camilo Santana".

Entre outros índices, o parlamentar destacou o aumento da Receita Corrente Líquida, entre janeiro e julho de 2019, que foi de 9%, descontada a inflação. A receita tributária, deduzida a inflação, no mesmo período, registrou crescimento de 7,9%. “Isso com o Estado reduzindo as dívidas, pagando débitos, com valor acima das prestações”, salientou.

Carlos Felipe frisou também que a boa situação fiscal do Ceará ocorre em um momento em que a concentração de renda, nas mãos de poucos, tem levado todo o sistema econômico a uma falência que repercute em todos os lugares.

“Mesmo em um período de baixo crescimento mundial, o Ceará mantém as contas alinhadas, pagando servidores, fazendo investimento, entre outros pontos. Isso graças à políticas iniciadas ainda no Governo Cid Gomes, e que estão sendo continuadas por Camilo Santana”, lembrou.

Carlos Felipe t comentou ainda  a aprovação, durante a sessão de ontem, de lei que trata de uma política de controle da leishmaniose. Ele alertou para o fato de que o Brasil tem 90% dos casos da doença no mundo, e que trata apenas do controle do vetor e do tratamento dos cães, principais atingidos pelo mosquito.

“Precisamos de uma política semelhante a que trata da raiva. Devemos averiguar a possibilidade de vacinas, uma maior eficácia do controle dos vetores, estimular o uso de coleiras com repelentes, entre outras medidas”, explicou.

O parlamentar  informouque irá encaminhar um estudo piloto ao Ministério da Saúde, tratando do apoio do Estado às políticas municipais. “O município já adota algumas políticas, como o controle da população de cães nas ruas, mas precisamos de mais apoio para, por exemplo, termos um centro de zoonoses que funcione adequadamente, buscar formas mais nobres de aplicação da eutanásia, entre outros detalhes”, disse.

Em aparte, o deputado Marcos Sobreira (PDT) elogiou o talento da equipe do governador Camilo Santana, na pessoa do secretário da Fazenda, Mauro Filho. “É um dos melhores fazendários do País e presta um grande serviço ao Ceará, por meio do governo Camilo Santana, ao organizar as contas do nosso estado”, ressaltou.
PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444