Busque abaixo o que você precisa!

Deputada Aderlânia Noronha propõe campanha sobre depressão pós-parto no Ceará

 

Foi protocolado nesta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o projeto de lei, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que institui a Campanha de Orientação e Conscientização sobre a Depressão Pós-parto.

Pela proposta, durante a Campanha, a realizar-se em maio, o Estado poderá promover eventos, seminários, workshops, palestras, campanhas, aulas, distribuição de panfletos educativos, cartazes, concursos e outras atividades que contribuam para a divulgação do tema, visando gerar reflexão e conscientização sobre a depressão pós-parto.

De acordo com a parlamentar, a doença, que acomete mulheres no puerpério, é caracterizada por transtornos depressivos e ansiosos. Segundo ela, são sintomas da depressão pós-parto: choro incontrolável, perda de memória, apatia, falta de interesse no bebê, irritação, insônia, sentimento de culpa, etc.

”A mulher puérpera, quando acolhida pela família e quando possui uma rede de apoio para superação do transtorno, apresenta melhor prognóstico. A maternagem é uma mudança que a mulher experimenta para se tornar mãe, e, como todo processo de mudança, produz medo e insegurança”, ressaltou Aderlânia.

Estima-se que cerca de 60% das novas mães passam por uma forte melancolia após o parto, conhecida, internacionalmente, como baby blues. No Brasil, cerca de 40% desenvolvem depressão, sendo que 10% apresentam a sua forma mais severa. com CN7

Compartilhar Conteúdo

444