Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA PARLAMENTARES EM AÇÃO 23.04

GUILHERME LANDIM ANUNCIA DEBATE SOBRE SITUAÇÃO DA AVIANCA NO CARIRI

Deputado Guilherme Landim

 

O deputado Guilherme Landim (PDT) anunciou, terça-feira (23/04), a realização de audiência publica para debater a situação companhia aérea Avianca Brasil e o serviço que presta no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro do Norte, será na próxima segunda-feira (29/04), a partir das 14h, na Casa.

O parlamentar lembrou que há dois meses já havia denunciado os sucessivos cancelamentos de vôos pela empresa no aeroporto de Juazeiro. Essa “descontinuidade” na realização do serviço, conforme observou, causa prejuízos não só para o consumidor, mas para toda a economia da região.

Guilherme Landim explicou que a Avianca entrou em processo de recuperação judicial e deve deixar de operar na região.  O deputado disse que a companhia anunciou esta semana que deverá deixar de realizar 39 operações em Juazeiro.

De acordo com o parlamentar, 65% dos vôos que partem do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes são operados pela Avianca. O prejuízo, de acordo com Guilherme Landim, será geral, pois afetará toda a economia da região do Cariri e sua conexão com outros estados, principalmente, Piauí, Paraíba e Pernambuco. A decisão afeta também os embarques e desembarques diários em Fortaleza e Guarulhos (SP).

O parlamentar informou que a audiência pública deverá contar com a participação de deputados federais,  representantes da Infraero, Procon AL e Procon Fortaleza, das Secretarias de Turismo Estadual e Municipal de Fortaleza e Juazeiro do Norte, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre outros órgãos competentes.

SÉRGIO AGUIAR APONTA DIMINUIÇÃO DE CRIMES DURANTE FERIADO

Deputado Sérgio Aguiar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) apontou, a redução nos índices dos crimes violentos letais e intencionais no Estado no feriado da Semana Santa.

Segundo o parlamentar, o empenho das forças de segurança do Ceará culminaram na diminuição de 46,3% nas mortes violentas em comparação ao ano passado. “Durante o feriadão de 2018, foram registradas 54 mortes. Neste ano, o número caiu para 29. Isso é fruto do reforço de cerca de 1.500 profissionais que atuaram durante o feriado”, assinalou.

Sérgio Aguiar salientou que a diminuição de crimes ocorreu nas quatro regiões do Estado, segundo o balanço feito pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). “Precisamos lembrar que a queda desses crimes foram registrados, mesmo com jogos do Campeonato Cearense acontecendo na toda a semana”, apontou. O deputado enfatizou ainda o recuo de 47,2%, nos furtos.

O parlamentar também parabenizou o time Fortaleza pela vitória no Campeonato Cearense. “Este ano teremos muitos embates de times cearenses com outras equipes que fazem parte da elite do futebol e estaremos recebendo muitos torcedores de diversos lugares”, disse.

OSMAR BAQUIT ENALTECE TRABALHO DE OPOSIÇÃO DO PDT

Deputado Osmar Baquit

O deputado Osmar Baquit (PDT) enalteceu, o trabalho do Partido Democrático Trabalhista na oposição ao Governo Bolsonaro.

Para o parlamentar, o partido foge do modelo de oposição por oposição, quando faz críticas e apresenta soluções para as mais diversas áreas do País. “Estamos mostrando que não se faz política somente às vésperas das convenções partidárias, apresentando um pré-candidato a presidente. Queremos discutir ações e propostas, no intuito de contribuir com o Brasil”, afirmou.

Como exemplo, Osmar Baquit citou o deputado federal Mauro Filho (PDT-CE) e convidou a população para assistir a votação do relatório sobre a reforma da Previdência, que acontece na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara Federal. “Vamos ter a oportunidade de assistir a um debate de pessoas que entendem do assunto e, entre eles, o deputado Mauro Filho, que representa o nosso Estado e nosso partido, com toda a sua competência de economista”, frisou.

O deputado elogiou os membros do PDT, em especial os cearenses e se disse honrado em conviver com grandes nomes da política. “Convivi aqui com Welington Landim, que deixou um grande legado. Agora, estou tendo a oportunidade de aprender com seu filho Guilherme. Assim como foi com a Mirian Sobreira e agora com seu filho Marcos Sobreira. Nosso partido se renova e com pessoas de muita competência, como o Salmito”, salientou.

ROMEU ALDIGUERI CELEBRA PLANO DE MANEJO DO PARQUE DAS CARNAÚBAS

Deputado Romeu Aldigueri

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) comemorou, a notícia de que o Governo do Estado está realizando o plano de manejo do Parque Estadual das Carnaúbas, localizado no distrito de Timonhas, no município de Granja.

De acordo com o parlamentar, a área estava ameaçada de se tornar um parque eólico,  que, na  avaliação  dele, não poderia acontecer, pois o parque possui uma vegetação riquíssima.

Para Romeu Aldigueri, mesmo sendo uma área de conservação desde 2006, o parque nunca foi implantado de fato, com trilhas ecológicas, portais de acesso e outras iniciativas que poderiam gerar emprego e renda no ecoturismo da região. “Granja possui uma das mais belas cachoeiras para banho do Ceará, e agora o Governo do Estado está realizando o plano de manejo dessa unidade, que, em breve, deve ser implementada”, destacou.

Para o deputado, a iniciativa do governador Camilo Santana era mais do que necessária para valorizar o parque. “Com tal ação, contribuiremos ainda mais para mostrar ao Brasil que o interior do Ceará não é fome e miséria, como a mídia nacional faz questão de ressaltar, mas que também tem fartura, verde e riqueza em fauna e flora”, enalteceu.

O parlamentar ressaltou ainda que a medida é uma vitória para o meio ambiente. “Com essa iniciativa, damos à nossa população a oportunidade de aproximar-se da natureza, e oferecermos ao turista o conhecimento da nossa fauna e flora”, assinalou.

AGENOR NETO DEFENDE PERMANÊNCIA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO

Deputado Agenor Neto

O deputado Agenor Neto (MDB) reconheceu, que há problemas a serem resolvidos na saúde do Ceará, mas destacou que considera importante a permanência do atual secretário.

“O governador Camilo Santana deu autonomia para o secretário, Dr. Cabeto, de formar sua equipe técnica e tomar decisões para acabar com a corrupção”, explicou Agenor Neto.

Um dos graves problemas a serem enfrentados, segundo o parlamentar, é acabar com as indicações políticas em instituições públicas de saúde. “É preciso acabar com a indicação politiqueira. Eu não tenho dúvidas de que, sem indicação política, teremos recursos para a saúde pública de pessoas carentes”, ressaltou.

Agenor Neto explicou que, em um consórcio para funcionamento de policlínicas, o gasto com a folha de pagamento não deve ultrapassar 30%, mas esse limite nem sempre é respeitado. Segundo o deputado, no hospital regional localizado no município de Iguatu, nos quatro primeiros meses de 2018, 59% dos recursos foram gastos com folha de pagamento; nos quatro meses seguintes foram gastos 58% com salários e, nos últimos quatro meses de 2018, “chegou ao gasto com folha de mais de 74%, só com empreguismo. É por isso que o dinheiro não dá para exames, cirurgias, transferência”, afirmou o parlamentar. Ele também cobrou que o Ministério Público e a Assembleia Legislativa investiguem esses gastos.

DEPUTADO SALMITO DESTACA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO DE AQUIRAZ

Deputado Salmito destaca administração do prefeito de Aquiraz

No tempo destinado às explicações pessoais o deputado Salmito (PDT) comentou a trajetória política e as realizações do ex-prefeito de Eusébio e atual prefeito de Aquiraz, Edson Sá.

Segundo o parlamentar, Edson Sá foi o principal líder político responsável pela emancipação do município de Eusébio, em 1987. Foi também o primeiro prefeito do município, no período de 1988 a 1992, tendo exercido três mandatos. “Quase todos os equipamentos públicos do município que estão a serviço da população foram construídos pelo ex-prefeito Edson Sá”, destacou.

Salmito disse ainda que, em 2016, Edson Sá foi eleito prefeito de Aquiraz com mais de 26 mil votos, sendo o gestor mais votado do município. Ele lembrou que, quando foi prefeito de Aquiraz no período de 2008 a 2012, Edson Sá construiu cinco escolas, uma creche, quatro postos de saúde, um novo terminal rodoviário, duplicou a avenida principal e deixou a maior frota de ônibus escolar.

O deputado ressaltou que, atualmente, em seu terceiro ano do atual mandato, foram feitos pavimentação asfáltica, pavimento em pedras toscas, academias ao ar livre, novos postos de saúde. Além disso, as escolas da cidade estão passando por reforma e modernização. Também foi construída uma quadra poliesportiva na sede do município.

Salmito acrescentou que a parceria do prefeito Edson Sá com o governador Camilo Santana está permitindo a duplicação da rodovia estadual que dá acesso ao Porto das Dunas. "Ali está instalado o maior equipamento âncora para a economia do estado do Ceará”, observou.

O parlamentar destacou ainda  a ampliação e reforma do Hospital Municipal Manoel Assunção Pires, a inauguração de uma maternidade no mês de maio e a obra na entrada do município de Aquiraz, que deverá começar logo após a quadra chuvosa. Salmito destacou ainda ações nas áreas de transporte, mobilidade, saúde e educação.

SOLDADO NOELIO PEDE DESBUROCRATIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS DE PMS PARA O INTERIOR

Soldado Noelio pede desburocratização de transferências de PMs para o interior

O deputado Soldado Noelio (Pros) cobrou ao Governo do Estado, a desburocratização das transferências de policiais militares para outras cidades do Ceará.

De  acordo com o parlamentar, militares que solicitam transferência para  trabalhar em outros municípios não conseguem autorização. “Eles fizeram concurso para a Polícia Militar do Ceará. Eles podem trabalhar em qualquer lugar do estado. A imensa maioria dos municípios precisam de policiamento, segundo os comandantes das unidades que conversam conosco”, informou.

O parlamentar disse também que, segundo policiais, em 2019, o efetivo policial é menor que há 10 anos. “Temos 250 a 300 policiais em Fortaleza. Eles lutam para conseguir transferência para trabalhar próximo a suas residências. Temos policiais do Cariri, Juazeiro do Norte, Salitre, Quixadá, Serra da Ibiapaba, todos com disposição", informou.

Soldado Noelio ressaltou que o Governo do Estado prometeu que realizaria as transferências em várias oportunidades, porém o parlamentar disse que as promessas não foram cumpridas. “Precisamos ser claros com a população em dizer que o estado do Ceará precisa de mais efetivo policial. Nós não temos tido a liberação dos policiais para as transferências”, salientou.

O deputado também denunciou que critérios adotados para  transferência de militares não estão de acordo com a legislação. “As poucas transferências  não seguem a doutrina policial militar. Policiais mais antigos estão tendo seu direito deixado de lado por policiais mais modernos, e isso gera insatisfação e revolta”, alertou Soldado Noelio.

ÉRIKA AMORIM DESTACA NECESSIDADE DE AÇÕES PARA MINIMIZAR VIOLÊNCIA SEXUAL

Deputada Érika Amorim

A deputada Érika Amorim (PSD) ressaltou, que deu entrada em um projeto de lei para garantir atendimento prioritário às vítimas de violência sexual nas unidades de atendimento públicas e particulares.

Segundo a parlamentar, os dados de violência sexual contra mulheres, crianças e adolescentes são alarmantes. “Precisamos  cada vez mais ações que possam minimizar esse problema”, afirmou.

Érika Amorim enfatizou que, em muitos casos, a violência sexual acontece dentro de casa e é praticada pelos próprios familiares. “Participei de encontro para debater essa problemática e pude constatar a necessidade de mais políticas públicas para acolher essas vítimas”, salientou.

A deputada destacou que tem apenas uma delegacia especializada no Ceará para atender as vítimas de violência. “Também na rede de atendimento da saúde ainda existem muitas deficiências que precisamos tratar”, assinalou.

A parlamentar que é presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Casa, adiantou que vai tratar o tema no colegiado, buscando ações para minimizar os altos números da violência sexual. “Parabenizo a todos que trabalham exaustivamente em ações para combater a violência, como as igrejas que sempre se engajam em trabalhos importantes que fazem a diferença”, assinalou.

AGENOR NETO LAMENTA SITUAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO SINE/IDT

Deputado Agenor Neto

O deputado Agenor Neto (MDB) lamentou, a situação dos funcionários do Sistema Nacional de Empregos Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

O parlamentar disse que entrou com requerimento, solicitando ao Governo do Estado informações básicas sobre o custo médio para a manutenção dos postos de atendimento no interior, mas nada chegou. “Está difícil conduzir nosso mandato em benefício da população. O líder do Governo me pediu para retirar o requerimento, dizendo que traria essas informações e nada chega. Estamos presenciando a angústia dessas pessoas que há mais de dois meses não recebem salário. O que é pior. Tanta gente que precisa de oportunidade de trabalho e não pode contar com esse importante instrumento”, lamentou.

HEITOR FÉRRER FAZ DEFESA DA PERMANÊNCIA DO SINE/IDT

O deputado Heitor Férrer (SD) fez a defesa dos servidores do Sine/IDT. De acordo com o parlamentar, 14 agências do órgão poderão ser fechadas e 49 servidores já foram demitidos.

“Se essas ações se concretizarem, serão 81 pais e mães de família sem emprego”, disse. Ele cobrou também o pagamento dos salários dos servidores, há três meses atrasado. Heitor Férrer cobrou ao Governo do Estado que atenda à demanda da categoria. “O Sine/IDT só traz benefício para o Ceará, por meio de seus servidores. Então é de extrema importância que o Governo reveja as as decisões sobre esse órgão”, defendeu.

EDVAR XIMENES COM APOIO DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ. MAIS INFORMAÇÕES NO SITE AVOL.COM.BR E NO EDVARXIMENESCE.COM.BR

Compartilhar Conteúdo

444