Busque abaixo o que você precisa!

Solenidade na AL homenageia mulheres e destaca conquistas femininas

Solenidade na AL homenageia mulheres e destaca conquistas femininasfoto : Júnior Pio

 
Sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (12/03), alusiva ao Dia Internacional da Mulher, prestou homenagem a 26 mulheres com destacada atuação na sociedade.

A deputada Patrícia Aguiar (PSD), que presidiu os trabalhos, ressaltou a importância da iniciativa.“É um dia especial em que esta Casa promove este evento simbólico de homenagem a todas as mulheres guerreiras e notáveis que reconstroem esse novo contexto de respeito entre os gêneros”, salientou a parlamentar.

A mesa da solenidade foi composta ainda pelas integrantes da bancada feminina da Casa, deputadas Dra. Silvana (PR), Érika Amorim (PSD), Fernanda Pessoa (PSDB) e Augusta Brito (PCdoB), propositoras do evento, além da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e da secretária Executiva de Mulheres do Governo Estadual, Denise Aguiar.

“É com satisfação e alegria que realizamos esta merecida homenagem, para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos”, ressaltou a deputada Fernanda Pessoa. Ela lembrou que o Poder Legislativo tem um leque de instrumentos de apoio e assistência à mulher, como a Procuradoria Especial da Mulher e a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher.

A deputada Augusta Brito defendeu uma reflexão sobre o simbolismo das homenagens às mulheres. “As reflexões e as ações em todo o mundo se intensificam nesta época, com todos passando a olhar mais para as mulheres. Mas não podemos deixar que esse debate sobre o feminino fique só em março”, assinalou.

Para ela, o Dia Internacional da Mulher existe para lembrar as lutas e conquistas das mulheres. “Dentre essas várias conquistas e direitos temos inclusive o direito ao voto, que me permitiu estar aqui, graças às mulheres que brigaram por esse direito, e precisamos fazer valer a pena”, pontuou.

Dra. Silvana externou sua gratidão a Deus por fazer parte de um Parlamento que honra todas as mulheres.

Érika Amorim enalteceu as mulheres que fazem parte do Parlamento cearense e, em especial, aquelas que indicou para receberem homenagem. Segundo a deputada, as homenageadas são pessoas que trazem consigo histórias de luta, de enfrentamento, são fortes e fazem a diferença onde vivem. “É uma honra estar hoje fazendo esta homenagem”, declarou.

Foram homenageadas com  a entrega de certificados 26 mulheres que se destacaram no Ceará na luta em defesa dos direitos da mulher.  

Denise Aguiar, secretária Executiva de Políticas da Mulher, que representou Socorro França, secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, falou em nome das homenageadas. Para Denise, mulheres pioneiras como Socorro França são motivo de inspiração. Ela também destacou a participação de Geórgia Gomes de Aguiar (1979-1982), primeira mulher a ocupar um cargo no Ministério Público do Estado. “Essa é uma mulher que traz muita inspiração, pois sempre se preocupou com a igualdade social”, afirmou. Assim, como Geórgia Gomes, nós abominamos as desigualdades e a injustiça que muitas mulheres sofrem no estado brasileiro.

Também ocuparam a tribuna as homenageadas Maria Lúcia Correia Sales, ex-deputada, e Thaís Alves de Lima Matos, médica.

Durante a sessão solene, houve ainda apresentação de dança Torém, feita pelas estudantes da escola indígena da tribo Jenipapo Kanindé/Aquiraz.

Compartilhar Conteúdo

444