Busque abaixo o que você precisa!

Dedé Teixeria comenta projeto que regulamenta “buggy-turismo”

Deputado Dedé TeixeiraDeputado Dedé TeixeiraFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Dedé Teixeira (PT) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (01/11), sobre a tramitação do projeto de indicação, de autoria dele, que disciplina as permissões administrativas para a realização do serviço de buggy-turismo no Ceará.

Ele lembrou que já havia apresentado a matéria como projeto de lei anteriormente, mas resolveu reformulá-lo como projeto de indicação, devido à proximidade do fim do mandato dele como deputado estadual.

“Estou apostando que, conversando com o governador Camilo Santana, talvez consiga que ele mande uma mensagem a essa Casa tratando da regulamentação da atividade ainda no início de 2019”, explicou.

Dedé Teixeira disse, também, que o projeto foi elaborado em 2012 e precisa ser atualizado. Ele lembra que, para criá-lo, visitou diversas cidades litorâneas onde o serviço de buggy-turismo é ofertado, como Camocim, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Flecheiras, Morro Branco, Icapuí, entre outras.

“Atualmente, temos cerca de 3 mil veículos sendo utilizados nesse serviço, todos associados às cooperativas turísticas de seus respectivos municípios”, ressaltou. Ele considerou, ainda, a existência dos serviços piratas, com os quais eventualmente ocorrem acidentes por não garantir a segurança dos passageiros.

Dedé Teixeira defendeu que a regulamentação da atividade é muito importante para a cadeia produtiva do turismo cearense. “É uma área que vai crescer cada vez mais devido à conversão do aeroporto Pinto Martins em HUB aéreo e à implementação de mais voos internacionais”, acrescentou.

O parlamentar informou, ainda, que enviou um memorando à Presidência da AL, solicitando a criação de um observatório da Caatinga no Ceará. Ele disse que atendeu a um pedido do Instituto Nordeste 21. Dedé Teixeira recordou que conseguiu incluir o bioma da Caatinga nas discussões da Conferência Rio +20,  e promoveu a II Conferência da Caatinga, realizada este ano pela Assembleia Legislativa por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa.

Em aparte, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) reconheceu Dedé Teixeira como “a voz da Caatinga” no AL. “Espero que esse projeto do observatório passe, para que estudos possam ser realizados sobre esse bioma que ocupa parte tão importante do nosso semiárido”, disse.

Sobre o serviço de buggy-turismo, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) informou que haverá uma competição de buggy em Jericoacoara, no próximo sábado, e apontou o fato como prova da importância da atividade na cadeia produtiva do turismo cearense. “É um novo nicho de mercado, e os condutores precisam receber treinamentos específicos, pois, além de tudo, serão eles os propagandistas das atrações do nosso Estado, além de servirem como agentes ambientais, orientando os turistas sobre como nosso clima e natureza funcionam”, defendeu.

Já o deputado Joaquim Noronha (PRP) definiu os passeios de buggy como patrimônio cearense. “Já faz parte da nossa cultura, pois, mesmo com veículos mais modernos e apropriados para aquele tipo de terreno, as pessoas ainda preferem os passeios de buggy”, disse.

PE/RM

Compartilhar Conteúdo

444