Busque abaixo o que você precisa!

Tribunais superiores terão 'responsabilidade' de definir caso de Lula antes da eleição, diz Gilmar

RIO — Presidente do Tribunal Superior Eleitoral até fevereiro e integrante do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes previu nesta sexta-feira que as instâncias superiores em Brasília julguem todos os eventuais recursos sobre a candidatura do ex-presidente Lula antes das eleições do ano que vem. Gilmar avalia que essa é uma obrigação para evitar que a tensão do ambiente político não se agrave ainda mais.

 

— Todos os tribunais terão a responsabilidade de não permitir que um quadro de conflituosidade se torne ainda mais grave. Já vivemos um ambiente político bastante tenso, é normal que haja questionamentos (na Justiça). Os tribunais em geral agem assim, priorizando os temas mais sensíveis. Haja vista agora o Supremo, que pautou a questão das delações e da polícia federal, porque é um tema candente na sociedade — disse o ministro, após participar da inauguração de uma exposição no Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Gilmar disse que não vê qualquer motivo para a defesa do ex-presidente Lula criticar o Tribunal Regional Federal da 4ª Região pela rápida tramitação do recurso do petista contra sua condenação em primeira instância.

— Não vejo motivo para censurar o tribunal regional de Porto Alegre por ter dado, se é que deu, prioridade para o caso do ex-presidente Lula em nome de uma segurança jurídica (para as eleições) —- afirmou Gilmar. — Sobre haver uma judicialização desse caso, é preciso ter calma. Falam como se já fosse certa uma condenação (de Lula), vamos aguardar o julgamento. O GLOBO




Compartilhar Conteúdo

444