Busque abaixo o que você precisa!

Supremo escolhe candidatos a substituir ministra Luciana Lóssio no TSE

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (5/4) a lista dos candidatos a ocupar a vaga da ministra Luciana Lóssio no Tribunal Superior Eleitoral. Foram eleitos Tarcísio Vieira de Carvalho, Sérgio Banhos e Carlos Bastide Horbach — todos tiveram 11 votos. Eles são candidatos a ocupar uma das vagas destinadas a advogados no TSE.

A lista agora será encaminhada ao presidente Michel Temer (PMDB), que escolherá um dos nomes. A expectativa é que Tarcísio seja o escolhido — as chances dele são maiores por já estar na corte, como substituto, há dois mandatos.

O Supremo também elegeu o ministro Alexandre de Moraes para ser ministro substituto no TSE, numa das três vagas destinadas a membros do STF.

Luciana Lóssio estava no TSE desde 2011

O mandato da ministra Luciana termina no dia 5 de maio e ela já não pode mais ser reconduzida. O Supremo ainda precisa escolher outras duas listas tríplices, para as vagas de ministro substituto do TSE.

Em março, Temer nomeou o advogado Admar Gonzaga Neto para a cadeira do ministro Henrique Neves, que deixa a corte no dia 16 de abril. Tarcísio e Sérgio Banhos estiveram na lista tríplice a partir da qual Temer nomeou Admar.

Revista Consultor Jurídico, 5 de abril de 2017, 16h25

Compartilhar Conteúdo

444