Busque abaixo o que você precisa!

Novos áudios comprovam como empresários fraudavam licitações no PI

Novos áudios gravados com autorização da Justiça comprovam como os envolvidos na Operação Déspota fraudavam licitações da Prefeitura de Redenção do Gurguéia, Sul do Piauí. As gravações foram divulgadas nesse domingo (17) pela Polícia Rodoviária Federal do Piauí, que também participou da ação, na qual resultou nas prisões do prefeito da cidade, Delano Parente (PP), do pai do gestor, também secretário municipal de infraestrutura, Audemis de Sousa, além de um vereador, advogados e empresários.

Segundo a PRF, no áudio de quatro minutos é possível perceber o secretário de infraestrutura do município, Aldemis de Sousa Nunes, e um empresário negociando três valores diferentes para ganhar licitações. Um dos acusados chega a confirmar que faz opções de orçamentos superfaturados para conseguir o contrato.

Ainda durante a conversa os envolvidos chegam a citar o nome de Romário Alves de Figueiredo, ex-presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Redenção do Gurgueia, e responsável por receber os orçamentos das licitações. Os três tiveram a prisão preventiva decretada na semana passada.

O advogado de Romário Alves não foi encontrado para comentar sobre o conteúdo dos áudios. 

"Quando os documentos estiverem prontos, você procura na prefeitura o Romário. Ele vai saber explicar como tudo é feito", diz Aldemis de Sousa.

O Ministério Público Estadual estima que o valor desviado pelo prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano de Oliveira Parente Sousa (PP), e ainda empresários e outros gestores públicos chegue a R$ 17 milhões. De acordo com o chefe da CGU no Piauí, Edilson Correia, pelo menos 40 pessoas e sete empresas são investigadas por suspeita de fraude, corrupção, superfaturamento e desvio de verbas públicas.

Promotor Rômulo Cordão, do Gaeco (Foto: Fernando Brito/G1)Promotor Rômulo Cordão, do Gaeco
(Foto: Fernando Brito/G1)

Dinheiro usado em campanha
O Ministério Público Estadual do Piauí (MPE) informou durante coletiva nesta sexta-feira (15) que o dinheiro desviado da Prefeitura Redenção do Gurguéia seria utilizado na campanha eleitoral deste ano e em compra de votos. Conforme o MPE, em depoimento, os próprios investigados falaram qual seria o destino dos valores.

Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Rômulo Cordão, o dinheiro também estava sendo usado para manter um padrão de vida de luxo das pessoas envolvidas no esquema criminoso. O uso do montante foi revelado pelos próprios investigados durante depoimentos.

https://s01.video.glbimg.com/x240/5165904.jpg") 50% 50% / cover no-repeat transparent;">

Áudio revela fraude
A Polícia Civil do Piauí divulgou na noite de quinta-feira o áudio de uma conversa do prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente (PP), e um empresário, identificado apenas como Marcelo . Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Rômulo Cordão, na gravação o gestor preso durante a Operação Déspotanegocia o valor de uma licitação (veja ao lado).

Os advogados do prefeito ainda não se manifestaram sobre as acusações feitas pelo Ministério Público.

Entenda o caso
A operação foi deflagrada no início da manhã da quinta-feira (14). Agentes do Ministério Público do Piauí, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal estiveram nos municípios de Redenção de Gurguéia, Teresina e Bom Jesus.

Foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária, três de condução coercitiva e onze de busca e apreensão.

As investigações foram desencadeadas depois que a Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) descobrirem fortes indícios de corrupção, superfaturamento, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresa de fachada e lavagem de dinheiro. PORTAL G1

Prefeito e empresários são presos em operação contra corrupção no Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/ G1)Prefeito e empresários são presos em operação contra corrupção no Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/ G1)

Compartilhar Conteúdo

444