Busque abaixo o que você precisa!

Os fiadores da manifestação pró-Bolsonaro junto a ministros do STF

Por Bela Megale / O GLOBO

 

Dois aliados de Jair Bolsonaro atuaram como uma espécie de fiadores junto a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que o ex-presidente não atacaria integrantes da corte durante o ato que convocou, em São Paulo.

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-secretário de Comunicação da Presidência e advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, garantiram a integrantes da corte que o discurso do ex-presidente não repetiria rompantes de anos anteriores.

 

O próprio Alexandre de Moraes, que chegou a ser atacado nominalmente por Bolsonaro no passado, na Paulista, recebeu recados diretos de que o ex-presidente estava “sob controle”.

 

Em um encontro com Tarcísio na sexta-feira, durante a posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o governador conversou ao pé do ouvido com Moraes. Segundo presentes, o ato de domingo chegou a ser tema de um comentário, em tom de brincadeira, do próprio ministro do STF para o governador.

 

A promessa foi cumprida, até porque Bolsonaro sabia que, qualquer palavra fora do tom, poderia levá-lo para trás das grades ou piorar ainda mais sua situação na Justiça.

 

Na Avenida Paulista, Bolsonaro defendeu anistia política aos presos pelos ataques golpistas do 8 de janeiro, pregou passar uma “borracha no passado” e negou ter tentado dar um golpe de Estado.

 

Entre os organizadores do ato, a maior apreensão era com as falas do pastor Silas Malafaia, que já sinalizava ataques ao Judiciário e a Alexandre de Moraes.

 

Aliados recorreram a Bolsonaro, às vésperas da manifestação, para que ele entrasse em cena e pedisse ao pastor que baixasse o tom ou, até mesmo, desistisse de falar no trio elétrico. O ex-presidente resistiu a fazer o apelo.

 

— Alexandre de Moraes diz que a extrema-direita precisa ser combatida na América Latina. Como o ministro do STF tem lado? Ele não tem que combater nem a extrema-direita nem a extrema-esquerda. Ele é guardião da Constituição. O presidente do STF, ministro Barroso, disse 'nós derrotamos o bolsonarismo'. Isso é uma afronta, uma vergonha — afirmou Malafaia no ato.

 

 

Compartilhar Conteúdo

444