Busque abaixo o que você precisa!

Acusado de calúnia contra juiz federal, Garotinho é condenado Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/acusado-de-calunia-contra-juiz-federal-garotinho-condenado-

RIO - O ex-governador Anthony Garotinho foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por crime de calúnia contra o juiz federal Marcelo Leonardo Tavares. A pena, no entanto, foi substituída pelo pagamento de 200 salários mínimos (prestação pecuniária) e pela execução de serviços à comunidade. Na decisão do juiz Marcos Andre Bizzo Moliari, da 9ª Vara Federal Criminal, Garotinho também foi condenado ao pagamento de 532 dias-multa no valor de um salário mínimo cada.

O crime foi cometido em duas ocasiões, em novembro de 2011 e fevereiro de 2012, por meio de publicações feitas no blog pessoal do ex-governador. No primeiro caso, o juiz Marcelo Leonardo Tavares foi acusado de corrupção passiva e prevaricação ao proferir sentença contra Garotinho. “A primeira mentira está na afirmação de que o Tribunal Regional Federal me condenou. É mentira. Um juiz em primeira instância deu uma sentença que qualquer cidadão que entenda minimamente de Direito sabe que foi encomendada. Inclusive estou representando contra esse magistrado no Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o ex-governador.

Três meses depois, ele publicou: “(...) aquele processo foi uma armação política e o juiz foi parte dela. Para se ter ideia, o irmão do juiz, o coronel da PM Aristeu Leonardo Tavares, durante todo o andamento do processo, esteve lotado em cargos de altíssima confiança do governador Sérgio Cabral, ora no gabinete do secretário Beltrame, ora no gabinete do ex-comandante da PM. Além disso, após a decisão, o coronel, que foi a ponte entre seu irmão magistrado e Cabral, ganhou um cargo criado especialmente para ele, a fim de que não tivesse que passar para a reserva. As aberrações do juiz aliado de Cabral são gritantes”.

O Ministério Público Federal no Rio requereu a condenação do ex-governador, por entender que a autoria e a materialidade do crime foram plenamente comprovadas. Procurado pelo GLOBO, Anthony Garotinho não retornou as ligações. O GLOBO




Compartilhar Conteúdo

444