Busque abaixo o que você precisa!

PF cumpre mandados de busca e apreensão em investigação de propina de R$250 mil na OAB-SP

Cleide Carvalho / O GLOBO

 

SÃO PAULO — A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Jundiaí e Santana do Parnaíba na investigação de crimes de corrupção e tráfico de influência na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo. Batizada de Ateliê, a operação é um desdobramento da Operação Biltre, deflagrada em novembro de 2020, após denuncia de um advogado que denunciou ter recebido pedido de propina no valor de R$ 250 mil de um grupo formado por um empresário e dois advogados, que diziam atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP para encerrar processos disciplinares em tramitação, além de retirá-los de pauta.

Segundo a PF, as investigações levaram a outros casos semelhantes e indícios de participação de um conselheiro federal da OAB, atualmente licenciado da função. Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na OAB.

Os investigados poderão responder por corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, com penas que podem alcançar 12 anos de prisão.

Todos os processos no Tribunal de Ética e Disciplina correm em segredo. O trâmite e as decisões não são abertos ao público. A OAB-SP abriu apuração interna e informa que colabora com as investigações. Tanto a entidade quanto o Tribunal de Ética e Disciplina informam ainda que "não compactuam com erros ou práticas que coloquem em dúvida seus procedimentos e ações".

Compartilhar Conteúdo

444