Busque abaixo o que você precisa!

UM Ministro do STJ revoga prisão de desembargadora do TJ da Bahia e de outros acusados em esquema de corrupção

Aguirre Talento / O GLOBO

 

BRASÍLIA - O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes determinou a revogação da prisão preventiva da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Barreto Santiago, e de outros alvos da Operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões judiciais no Judiciário baiano.

Maria do Socorro e os demais estavam presos desde novembro de 2019, quando a Polícia Federal deflagrou uma das fases da operação. Em sua decisão, o ministro considerou que o tempo de prisão era excessivo e determinou sua soltura. Também foram soltos Antônio Roque do Nascimento, ex-assessor do desembargador Gesivaldo Britto, os advogados Márcio Duarte Miranda e Geciane Maturino.

O ministro manteve a prisão do falso cônsul Adailton Maturino, acusado de ser o principal personagem do esquema de compra de decisões judiciais, e do juiz Sérgio Humberto, acusado de ter recebido pagamentos indevidos em troca de decisões. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou ainda que o juiz teria ameaçado um delator do esquema.

Ao longo de diversas fases, a Operação Faroeste apurou suspeitas envolvendo ao menos cinco desembargadores do TJ da Bahia, como movimentações financeiras incompatíveis com o patrimônio e indícios de venda de decisões judiciais envolvendo terras no oeste da Bahia. Maturino mantinha relação próxima com diversos desses desembargadores, inclusive pagando viagens para eles.

 

Compartilhar Conteúdo

444