Busque abaixo o que você precisa!

Suspeição de Sergio Moro deve ser julgada na segunda quinzena de novembro no STF

julgamento dasuspeição de Sergio Moro deve ser pautado para a segunda quinzena de novembro na Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). 

LEVE

O debate sobre a condenação do ex-juiz, na visão de magistrados da corte, será menos conturbado caso até lá Lula já tenha sido solto. 

SOLTO

A hipótese é considerada provável, já que a tendência é o STF declarar a inconstitucionalidade da prisão depois de condenação em segunda instância, o que levará à liberdade do petista.

VENENO

E Lula não poderá receber advogados nesta sexta (25) para discutir a possibilidade de ser solto.

A Superintendência da Polícia Federal será dedetizada e por isso as visitas foram canceladas.

ESQUECE ISSO

crise no Chile fez com que a equipe econômica do governo recuasse, por enquanto, da ideia de propor uma lei para o Brasil adotar o sistema de capitalização da Previdência.

ESQUECE ISSO 2

A ideia já encontrava resistência no Congresso. Com os distúrbios no Chile, país que inspira a ideia, a situação piorou.

DEBATE

E o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está na Inglaterra, foi questionado se o Brasil também poderia passar por uma situação semelhante à chilena. "Eu expliquei que a reforma da Previdência, no Chile, foi feita na ditadura e as consequências estão aí. No Brasil, tudo foi feito em um ambiente democrático."

DEUS DARÁ

A capitalização da ditadura chilena, diz ele, "foi feita sem proteção ao cidadão. O aposentado recebe 30% do que ganhava quando trabalhava. Nos países desenvolvidos, o valor chega a 60%".

POUPANÇA ZERO

No dia em que o assunto for discutido novamente no Brasil, diz ele, “será preciso pensar em um sistema híbrido. Na faixa de trabalhadores que ganham até quatro salários mínimos não há condições de poupar”, o que é necessário na capitalização.

MULHER EM MOVIMENTO

A atriz Claudia Raia, 52, foi fotografada e entrevistada para a edição comemorativa de 20 anos da revista “Versatille”, que será lançada no sábado (26); “Acho sinceramente que fui melhorando com a idade”, diz ela à publicação


BOCHICHO

Prefeitura de São Paulo apresentou à Câmara Municipal o projeto de lei que cria o Triângulo SP. O texto de autoria do Executivo visa incentivar a economia, o turismo e a cultura na região entre as ruas Libero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista, no centro. 

QUENTE

Para isso, foram propostas isenção de IPTU por cinco anos para negócios que funcionarem na região à noite e nos fins de semana e desconto no ISS de obras de reforma nesses empreendimentos. O projeto aguarda leitura do legislativo municipal para começar a tramitar na Casa.

CREDIÁRIO

Um promotor de Araguari (MG) enviou um solicitação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sugerindo que o órgão avalie a viabilidade de que o pagamento de fianças criminais possa ser feito por cartão de crédito ou dividido em até 24 parcelas. 

VELOZ

“Esta medida evitaria prisões, e não há impedimento legal, pois a lei não exige o tradicional pagamento à vista e em dinheiro”, afirma o promotor André Luís Alves de Melo, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. 

MOLDURA

O antropólogo baiano Hélio Menezes será o novo curador de arte contemporânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP). 

PAPEL EM BRANCO

A composição do comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) foi divulgada na quinta-feira (24) em portaria do Ministério da Cidadania —e não há nenhuma mulher entre os três representantes da sociedade civil e seus suplentes. 

PAPEL 2

O comitê define as diretrizes e o plano anual de investimentos do FSA, principal fonte de financiamento do setor.

QUEDA LIVRE

Na gestão 2015-2017, havia uma mulher (Debora Ivanov). No biênio 2017-2019, o número foi para duas (Mariza Leão e Carla Francine). “É bem preocupante não ter nenhuma mulher. Espero que eles mantenham as conquistas dos últimos anos nas questões de inclusão de gênero e raça”, afirma Carla.

PAPO FRANCO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi acionada para se reunir nesta sexta-feira (25) com o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e o Ministério da Agricultura. Em pauta, o óleo derramado nas águas do litoral nordestino.

ARTE NA PAREDE

A artista Maria Bonomi e a galerista Maria Helena Peres receberam a consultora Bianca Cutait e o crítico José Henrique Fabre Rolim na galeria Transarte Brazil, em SP, na quarta (23), para a abertura da exposição “Sempre Gay”. O designer Marcelo Ramos e os fotógrafos Pedro Stephan e Eder Chiodetto compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Luciano Huck, Eduardo Leite e Vinicius Poit participam do 12º Encontro de Líderes do Comunitas. Nesta sexta (25), no buffet Fasano.

Ocorre nesta sexta (25), em SP, a 4ª edição do Caixa de Pandora com Paulo Nimer Pjota.

Marta Pereira da Costa faz show nesta sexta (25), às 20h, na Casa de Portugal de SP.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

Mônica Bergamo

Jornalista e colunista. FOLHA DE SP

Compartilhar Conteúdo

444