MOTO ROMARIA DE FORTALEZA A CANINDÉ ACONTECE NO DIA 16 DE SETEMBRO
PELOS CAMINHOS DA FÉ SOBRE DUAS RODAS.
Movidos pelo sentimento de fé, força, coragem e aventura mais de 30 mil motociclistas deverão participar da 32ª Moto Romaria de Fortaleza a Canindé, que já tem data marcada.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade Socorro Bastos, os motociclistas partirão de Fortaleza em expedição à cidade de Canindé no Sertão Central, com o objetivo de fazer preces e agradecer graças alcançadas a São Francisco das Chagas, no dia 16 de setembro de 2018 às 8h da Avenida Mister Hull.
Em Canindé, eles serão recebidos pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins, que dará a benção das motos e capacetes na Praça dos Romeiros e a prefeita da cidade Rozário Ximenes.
SEGURANÇA NA ESTRADA SERÁ REFORÇADA PARA MOTOCICLISTAS
Para garantir a integridade dos participantes da 32ª Moto Romaria de Canindé e evitar transtornos durante o percurso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já começa a preparar um plano para controlar o trajeto de ida, da Capital à cidade do Sertão Central, e ao longo do percurso no retorno para casa dos motociclistas.
As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé irão ceder ambulâncias dos Municípios para ficarem de plantão nos principais pontos do cortejo. Além disso, caminhões de apoio serão colocados à disposição dos participantes para atender eventuais necessidades, como pane nos veículos.
O trajeto seguirá pela rodovia BR-020, que será fechada durante a passagem dos romeiros na parte da manhã. A estrada terá sentido único (Fortaleza-Canindé) ao longo de todo o percurso, enquanto o comboio se deslocar.
A expedição terá início às 8h, saindo de concentração em frente ao Colégio da Polícia Militar, na Avenida Mister Hull.
A Moto Romaria foi idealizada pelo engenheiro mecânico Edson Maia, que sofreu um acidente de trânsito em 1984 e, durante a recuperação, fez promessa a São Francisco, de vir anualmente a Canindé de moto para agradecer pela cura. Iniciada de maneira tímida, a romaria hoje atrai dezenas de milhares de motociclistas de várias cidades. Assim como Maia, a maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.
‘’O povo de Canindé tem gratidão muito forte com nossos motociclistas. Estamos. Conseguindo conscientizar nossa gente da importância de uma romaria sem bebida, porque valoriza a vida e fortalece a nossa fé’’, comemora Edson Maia.
De acordo com frei Marconi Lins, Reitor do Santuário de Canindé, as romarias são fruto da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro. “A história dessas peregrinações ao santuário é antiga, e demonstra que individualmente ou em grupos, o povo cristão sempre depositou suas preces aos pés do santo dos pobres’’, observa o sacerdote”.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Assessoria de Comunicação Social / GOVERNO DIFERENTE