Busque abaixo o que você precisa!

PREFEITURA DE CANINDÉ LUTA PARA MUNICIPALIZAR AÇUDES SÃO MATHEUS E SALÃO

AÇUDE S MASTEUS

Buscando garantir uma melhor qualidade na água que serve ao povo de Canindé, a Prefeita Rozário Ximenes, esteve reunida com o Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Ângelo José de Negreiros Guerra, para discutir a Municipalização dos açudes São Matheus e Salão construídos dentro do território do Município.

A ideia é trazer mecanismos capazes de assegurar a população, um abastecimento capaz de dar uma resposta a demanda hídrica da cidade. ‘’Estamos trabalhando para dar ao nosso povo, o melhor e, isso eu não abro mão’’, disse a Prefeita.

Ela tem o apoio do Presidente do Senado, Senador pelo Estado do Ceará Eunício de Oliveira.

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS RESERVATÓRIOS.

Concluído no dia 4 de outubro de 1957 e inaugurado pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek, numa área de 255 hectares, a barragem, tem uma bacia hidrográfica de 265 quilômetros quadrados e 235 hectares de bacia hidráulica numa extensão de 700 metros. O São Matheus completa este ano, 61 anos de serviços ao povo de Canindé.

Sua capacidade na inauguração era de 11 milhões metros cúbicos. Hoje se encontra com apenas 10 milhões e 330 m3.

Os 775 metros de parede estão tomados pelo mato e cheios de crateras que coloca em risco a vida dos moradores que transitam na área.

O Açude Salão é um açude brasileiro no estado do Ceará, localizado no Município de Canindé, que barra as águas do rio Salão, um afluente do rio Curu, e foi concluído em 31 de dezembro de 1916. Sua capacidade de armazenamento de água é de 6.049.200 m³.

Fotos: Antônio Carlos Alves

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé.

Compartilhar Conteúdo

444