Busque abaixo o que você precisa!

Folha estreia podcast sobre presidentes brasileiros

Rodrigo Vizeu
SÃO PAULO

Folha estreia nesta segunda-feira (16) o podcast Presidente da Semana. Ao longo de 29 episódios semanais, o programa em áudio contará, em ordem cronológica, a história dos presidentes do Brasil de Deodoro da Fonseca (1889-1891) até o eleito ou a eleita em outubro deste ano.

Clique abaixo para ouvir o primeiro episódio do podcast:

Os programas têm a participação de historiadores e jornalistas. Para os episódios sobre Deodoro e Floriano Peixoto (1891-1894), o convidado é o historiador José Murilo de Carvalho, imortal da Academia Brasileira de Letras. O jornalista Laurentino Gomes, autor de uma trilogia sobre o século 19 brasileiro, falará sobre Prudente de Morais (1894-1898).

Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, editor-adjunto de Poder, o podcast tem edição de som de Victor Parolin.

A série é inspirada no podcast Presidential, produzido pelo jornal americano The Washington Post na eleição americana de 2016.

O Presidente da Semana será publicado na internet às segundas-feiras pela manhã.

Além de estar disponível no site da Folha, o podcast pode ser acessado em sites e aplicativos que disponibilizam podcasts em celulares e computadores, como Stitcher , disponível em smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS.

Usuários de aparelhos da Apple podem ouvir os episódios pelos mesmos aplicativos ou também pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones.

Em aplicativos, o usuário pode assinar —sem qualquer custo— o podcast, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

ILUSTRÍSSIMA CONVERSA

Por essas mesmas plataformas o ouvinte pode acessar os episódios do podcast Ilustríssima Conversa, publicado pela Folha desde fevereiro deste ano.

Na série, que é quinzenal, o editor da Ilustríssima, Uirá Machado, entrevista autores de livro de não ficção ou de pesquisas acadêmicas.

No episódio disponível nesta segunda (16), a convidada será Claudia Wasserman, professora titular do Departamento de História da UFRGS, autora do livro "A Teoria da Dependência: do Nacional-Desenvolvimentismo ao Neoliberalismo".

Já participaram do programa Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP; Francisco Bosco, doutor em letras e autor de "A Vítima Tem Sempre Razão?"; Plinio Junqueira Smith, professor de filosofia da Unifesp, que escreveu "Uma Visão Cética de Mundo", sobre Oswaldo Porchat; e o jornalista Felipe Recondo, autor do livro "Tanques e Togas", sobre a atuação do STF durante a ditadura e o golpe militar.

Compartilhe