Busque abaixo o que você precisa!

Lideranças do Sertão de Canindé apontam saúde e emprego como prioridades

Saúde e educação, essas foram a prioridades destacadas por lideranças públicas dos seis municípios que integram o Sertão de Canindé, na oficina de revisão do Plano Plurianual (PPA) realizada nesta quinta-feira (20) no Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) no campus Canindé. Após expor a segurança pública como questão prioritária a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, expôs a necessidade de dinamizar o setor de turismo religioso no seu município, que chega a atrair mais de três milhões de devotos de São Francisco de Assis no mês de outubro.

Outra meta é a implantação de indústrias de manufatura, principalmente no setor de calçados. Além de geração de emprego e renda, auxiliam na redução da violência na região. Ela cita como exemplo 35 jovens, na faixa estaria dos 14 aos 24 anos. Ganharam a oportunidade de estagiarem na indústria de calçados Ruberlloss. Eles participam do programa Jovem Aprendiz. Durante um ano terão aulas teóricas na Secretária da Assistência social do Município e as práticas na indústria. O estágio é remunerado.

http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/wp-content/uploads/2017/07/Canindé-Primeiro-emprego-1-300x167.jpg 300w, http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/wp-content/uploads/2017/07/Canindé-Primeiro-emprego-1-768x428.jpg 768w" sizes="(max-width: 640px) 100vw, 640px" style="box-sizing: border-box; vertical-align: middle; display: block; margin: 5px auto; height: auto;">A geração de emprego, como a implantação de indústrias de manufatura é uma das prioridades da região.

Antonia Antonieta da Silva, que lidera uma associação dedicada às mulheres dos seis municípios da região – Canindé, de Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti – deseja que o PPA apoie de melhor forma a produção e comercialização de produtos dos pequenos produtores. Ela cita como exemplo projetos como a Mandala, de hortifruticultura e criação de pequenos animais, e as barragens de enxurradas. Precisam de mais atenção e investimentos.

Na área da saúde, conforme a coordenadora da Regional de Saúde de Canindé, Vânia Cavalcante, a preocupação maior é com a mortalidade materno-infantil. Na oficina ela informou o registro de 21 óbitos em 2016. Neste primeiro semestre já foram 17. Na avaliação dela a situação tende a melhorar com a inauguração de uma Policlínica, prevista para o mês de agosto, com 11 especialidades.

Segundo o governo do Estado hoje será a vez dos representantes dos poderes públicos, técnicos, lideranças comunitárias e da sociedade civil da região de Itapipoca receber a oficina do PPA. Os trabalhos têm início previsto para as 8 horas. Semana que vem, as reuniões do PPA acontecerão em Acaraú, Sobral e Tianguá.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9 9970 516 / BLOG SERTÃOP CENTRAL / DN

Compartilhar Conteúdo

444