Ceará usa máquinas e técnicas de extração de petróleo para captar água
Em busca de água no subsolo para amenizar os efeitos da seca, o estado do Ceará iniciou nesta quarta-feira (31) o uso pioneiro de técnicas de extração de petróleo para captação de água. Os poços escavados com o equipamento petrolífero são horizontais, diferente das fontes convencionais de água. Para isso, os especialistas estão adaptando a técnica às condições do solo arenoso para possibilitar o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco, na Grande Fortaleza.
O governador do Ceará, Camilo Santana, afirma que a ação faz parte da meta do Governo de alcançar a autonomia no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e assegurar o uso exclusivo das águas da bacia metropolitana para a população da capital e de proximidades.
"Essa é mais uma das ações de segurança hídrica e é importante dizer que se trata de uma ação pioneira no Brasil. Pela primeira vez se utiliza essa metodologia para perfuração de poços. Geralmente ele é feito vertical, agora são dois poços na horizontal", explica o governador.
A perfuração de poços horizontais tem expectativa de vazão de 200 por segundo para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza. A iniciativa tem investimento total de R$ 7,2 milhões. Ao todo, serão dois poços, de 500 metros cada. A previsão de entrega é setembro deste ano. G1