Busque abaixo o que você precisa!

Vereador denuncia UPA de Horizonte que recusou atendimento a moradores de Pacajus

O vereador de Pacajus Rodrigo da Auri (PSD) protocolou, nesta quinta-feira (6), uma representação contra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada em Horizonte. Segundo o parlamentar, a instituição está negando atendimento de urgência e emergência a pacientes de Pacajus alegando que o município está com repasses atrasados no consórcio intermunicipal da unidade de saúde. A denúncia foi recebida pelo procurador de Justiça Iuri Rocha Leitão, do Ministério Público do Ceará (MPCE).

No documento, Rodrigo afirma que Pacajus vem sofrendo com um surto de Zika, Chikungunya e Dengue, o que ocasionou uma superlotação no hospital público do município. Diante da superlotação, pacientes passaram a procurar atendimento na UPA localizada em Horizonte, mas foram barrados. Segundo denúncias de populares, a unidade estaria recebendo apenas moradores da região, mesmo a UPA sendo bancada, em sua maior parte, pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual.

O parlamentar afirma ainda que a Prefeitura de Horizonte fechou os serviços de urgência e emergência do Hospital e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa – que acabou se tornando apenas maternidade –  e passou a usar a UPA, bancada com verbas estaduais e federais, como unidade de saúde municipal, proibindo o atendimento a moradores de outros municípios.

Confira a denúncia:

A redação do Ceará News tentou entrar em contato com a Prefeitura de Horizonte e com a administração da UPA, mas a ligações não foram atendidas. ceará news 7

Compartilhar Conteúdo

444