Empréstimo é autorizado e obra da avenida Aguanambi deve começar
Érico Firmo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ao retornar das férias, na próxima semana, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) terá entre os primeiros compromissos a assinatura do contrato de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para as obras na avenida Aguanambi. Com isso, será dada a ordem de serviço para uma das mais ambiciosas intervenções de trânsito da atual administração. O financiamento havia sido aprovado pelo BID e autorizado pelo Senado, mas aguardava há aproximadamente um ano pelo aval do Ministério da Fazenda. A liberação ocorreu em dezembro, quando técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf) já nem esperavam mais. O investimento é estimado em R$ 95 milhões. A avenida deve ganhar corredor exclusivo de ônibus no canteiro central. O canal terá cerca de 36% da superfície coberta para colocação das oito estações de ônibus. E haverá ciclovia junto às calçadas.
A primeira parte da obra será a construção de viaduto sobre a rotatória da Aguanambi, para dar acesso da avenida à BR-116. Segundo a Seinf, esse é o maior fluxo que passa pela avenida. Diariamente, circulam pela Aguanambi cerca de 58 mil carros e 34 linhas de ônibus. Nessa fase, será construída também passarela em frente ao Hospital Antônio Prudente. A previsão é de conclusão dentro de seis meses após o início da obra. O viaduto será metálico, cujo método de montagem é mais rápido. As calçadas devem ter piso drenante, que absorve 95% da água que cai sobre ele.
Terminal e BR
As mudanças na Aguanambi são parte do corredor expresso que deve ligar o Terminal de Messejana ao Centro, ao Terminal do Papicu e ao Terminal do Antônio Bezerra, em interligação com faixas de ônibus das avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales e Bezerra de Menezes, via BR-116. Já há processos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para municipalizar parte da BR-116.
Como parte do mesmo projeto, em fevereiro deve começar a reforma do Terminal de Messejana, orçada em R$ 20 milhões. O projeto prevê ainda túnel na Domingos Olímpio, no cruzamento com Aguanambi. Porém, a intervenção não ocorrerá nesta etapa da obra.
VIADUTO SOBRE A ROTATÓRIA dará acesso da Aguanambi à BR-116. Serão duas faixas para carro nesse sentido e duas de ônibus, nos dois sentidos. Com passarela no Antônio Prudente, não haverá mais semáforo sob o viaduto da 13 de Maio.
O POSTO QUE fica em frente à sede do O POVO dará lugar a uma praça, acoplada à que já existe e com espaço maior. Uma parte da atual praça dará lugar a uma faixa para carros. Nesse trecho, o fluxo no sentido praia passa por trás da praça.
CORREDOR EXCLUSIVO de ônibus ficará no canteiro central. Conversão à esquerda no local do antigo colégio Rachel de Queiroz será proibida. O canal terá 36% da superfície coberta, para dar espaço às estações e área verde ao lado de cada uma. Haverá ciclovia dos dois lados da via.
NÃO HAVERÁ MAIS SEMÁFORO na rotatória para quem vai da Aguanambi para a BR — esse fluxo irá por cima do viaduto. Os dois outros semáforos permanecem, para permitir o acesso de pedestres à praça Manoel Dias Branco. O local ganhará equipamentos esportivos e de lazer e deixará de ter passarela.
Multimídia
Assista ao projeto da Aguanambi