Safra de grãos deve aumentar 19,5%, prevê Conab
A produção de grãos da safra 2016/2017 deve chegar a 222,9 milhões de toneladas, representando aumento de 19,5% (36,3 milhões de toneladas) em relação à safra anterior, que somou 186,6 milhões de toneladas. Os números são do 6º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje (9), em Brasília. A safra será recorde.
Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Néri Geller, o crescimento da soja foi extraordinário.
“As expectativas foram superadas. Como previsto no início do ano, está se confirmando uma safra bastante elevada. A competência do produtor e o clima contribuíram muito.
No caso da soja, principalmente no Centro-Oeste, foi extraordinário, chegamos a 107 milhões toneladas. Isso é bom para o produtor e para a economia do país”, explicou.
A estimativa positiva se deve principalmente ao aumento da produtividade média das culturas. Além disso, o levantamento inclui a área de culturas de segunda safra. A área total tem perspectivas de ampliação de 2,8%, podendo chegar a 60 milhões de hectares em relação à safra 2015/2016.
(Agência Brasil)