Busque abaixo o que você precisa!

Nova versão do Sistema de Monitoramento de Obras da Saude está disponível

Uma nova versão do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) já está disponível aos gestores municipais. A atualização do sistema atende as orientações da Portaria 381/2017, que altera os valores e os critérios das obras da saúde. A partir de agora, todas as novas propostas dos Entes devem ser cadastradas nesse sistema.

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, neste momento, a informação mais importante é que todos os usuários do Sismob devem ser recadastrados. Estados, Municípios e Distrito Federal deverão cadastrar gestores e técnicos responsáveis por acompanhar e fiscalizar a obra. A entidade alerta que essa atualização é obrigatória e funciona como pré-requisito para apresentação de novas  popostas vinculadas a recursos de emendas .

O monitoramento das obras fundo a fundo poderá ser acompanhada pelo sistema online e também por meio de aplicativo disponível para sistema android. As informações refentes a essas obras devem ser atualizadas a cada 60 dias.

Regras
A CNM ressaslta, ainda, que as propostas de anos anteriores devem obedecer as regras vigentes em sua habilitação. As propostas aprovadas a partir de 2017 seguem os prazos dispostos na Portaria 381/2017. Dessa forma, com a nova portaria, quem fizer o pedido para obras na saúde ou qualquer outro serviço deverá desenvolver um planejamento prévio e pactuar estrutura necessária para manter o serviço. O repasse do Ministério da Saúde somente será feito integralmente após a aprovação do projeto pela Vigilância Sanitária e comprovando que a obra já pode ser iniciada.

Os gestores que possuem obras em situação de execução, com prazo vencido, receberam notificações no dia 1º de março para posicionamento sobre a sua execução. Neste caso, aos Municípios que desejam prorrogação de prazo, deverão solicitar por meio do Sismob 2.0 atualizado. Aqueles que não se posicionarem até o dia 12 de maio ou que não apresentarem justificativa aceitável terão as suas obras canceladas e o  Ministério da Saúde poderá solicitar a devolução do recurso já recebido.

As orientações aqui e passo a passo para novos cadastros aqui / PORTAL DA CNM

Compartilhar Conteúdo

444