Governador da Bahia inaugura hospital com nome da própria mãe
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), inaugurou nesta segunda-feira um hospital que leva o nome da própria mãe: Maria Luzia Costa dos Santos. Houve festança e apresentação musical. O hospital é uma unidade de referência para saúde de mulheres em Salvador. Segundo o governo, será o segundo maior do tipo no país. A mãe do governador morreu de câncer de mama e é costumeiramente lembrada pelo filho em discursos públicos.
O hospital deveria se chamar São Jorge, mas passou a homenagear a mãe de Rui Costa depois de uma mudança aprovada na Assembleia Legislativa. A proposta foi da deputada estadual petista Maria Del Carmen, que disse ter convivido com Maria Luiza entre 1989 a 1992, quando era secretária de Ação Social.
A deputada justificou assim: “A saudosa sra. Maria Luzia era dona de casa, doceira e também fazia faxinas para complementar a renda familiar, mas, nem o trabalho nem os cuidados com a família impediram, que se envolvesse na luta contra a pobreza e a baixa qualidade de vida das pessoas do seu entorno. Seu objetivo sempre foi buscar transformações sociais no seu bairro [Encosta São Domingos], conhecido por ser um dos mais populosos de Salvador e, historicamente, um dos menos contemplados por políticas e obras públicas. Com sua determinação, idealizou e garantiu o funcionamento de uma creche comunitária, envolvendo outros membros da família. Um deles era o filho, que sempre tirou boas notas na escola e, por isso, ficava responsável por ‘dar banca’ às crianças da comunidade. Conta-se que Dona Luzia chegou a ficar um dia inteiro esperando a oportunidade de falar com o dono de um cursinho para que Rui ganhasse bolsa – e conseguiu!”. VEJA