Busque abaixo o que você precisa!

Pimentel usa helicóptero do estado para buscar filho e gera críticas na internet

O governador de Minas, Fernando Pimentel (de cinza), antes de embarcar no helicóptero - Reprodução/Youtube

BRASÍLIA — O uso de um helicóptero do estado de Minas Gerais pelo governador, Fernando Pimentel (PT), para buscar seu filho, Mathias, após uma festa de réveillon em um condomínio no lago de Furnas gerou críticas na internet. Um vídeo que circula nas redes sociais critica o governador, o que acabou levando o próprio petista a usar as redes sociais para defender a legalidade do uso.

 

Pimentel chegou de helicóptero ao condomínio Escarpas do Lago na manhã de domingo. Segundo o relato feito pelo governador, ele passaria o dia no local, mas como o filho não se sentia bem decidiu voltar para Belo Horizonte.

“Neste domingo, dia 1º, fui a Escarpas do Lago, pela manhã, de helicóptero, com a intenção de ficar o dia lá, com meu filho, que passara o Réveillon na casa de amigos. Ainda no voo de ida, ele comunicou-se comigo, dizendo que não se sentia bem, e perguntava se não me incomodaria voltar mais cedo com ele para BH, em vez de almoçar lá. Obviamente, eu concordei e voltamos juntos, logo após o pouso, ainda pela manhã”, diz trecho da publicação do governador em sua página no Facebook.

 

O governador afirma que o uso do helicóptero para o titular do executivo e seus familiares é regulado por decreto.

“Ou seja, nenhuma novidade, nada ilegal ou irregular. O deslocamento do governador em aeronave está previsto em lei, e o uso é regulado por decreto de 2005. Nenhum desses dispositivos foi infringido no mencionado voo. Os ataques fazem parte dessa campanha insidiosa, de um pequeno setor da oposição, que conhece perfeitamente a lei e o decreto de que falei, e que, a todo o tempo, tenta atrapalhar e prejudicar o Estado, em vez de ajudar a unir os mineiros no enfrentamento da crise”, concluiu PimenNo vídeo que circula na internet, o narrador critica a atitude do governador.

— É o nosso dinheiro, é para isso que serve. Vamos continuar pagando imposto. Veio buscar o filho. Quantos mil será que não gastou dessa vez? Não é o dinheiro dele né? — ironiza o narrador.

O governo de Minas Gerais divulgou ainda uma nota sobre o tema:

 

"O decreto 44.028/2005, assinado pelo então governador Aécio Neves, prevê a utilização de aeronave oficial por parte do Chefe do Executivo em deslocamentos de qualquer natureza. Desde 2005, portanto, e com respaldo legal daquela norma, são registrados voos em aeronaves oficiais nos deslocamentos de governadores mineiros acompanhados de familiares".

No início da tarde, o governo de Minas Gerais divulgou nova nota afirmando que Pimentel vai processar por calúnia, difamação e falsa acusação de crime o deputado Sargento Rodrigues (PDT). O parlamentar tinha anunciado que entraria com uma representação contra o governador pelo uso do helicóptero.

"O governador Fernando Pimentel vai processar por calúnia, difamação e falsa acusação de crime o deputado Sargento Rodrigues, que usou as redes sociais para atacar a sua honra e a de seu filho. O voo do último domingo, como sabe o parlamentar, é autorizado com base no decreto 44.028/2005, que prevê deslocamentos de qualquer natureza do Chefe do Executivo em aeronaves oficias. Trata-se de norma equivalente a de outras unidades da federação e da União. Pimentel passaria a manhã e almoçaria no local com o filho, que passou mal, o que antecipou o retorno a Belo Horizonte. Pimentel lamenta profundamente a exploração política de uma questão familiar", diz a nova nota do governo mineiro. O GLOBO




Compartilhar Conteúdo

444