Hidrelétrica Santo Antônio inicia teste da 50ª e última turbina no Rio Madeira
A Hidrelétrica Santo Antônio iniciou os testes da turbina de número 50 no Rio Madeira, em Porto Velho. De acordo com a usina hidrelétrica, os testes já foram autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa informou ainda que este é o último e que a operação comercial da respectiva turbina entrará em funcionamento no fim do ano, após a conclusão da motorização da hidrelétrica.
A hidrelétrica está em fase de finalização e atualmente possui 44 turbinas em operação comercial. Outras cinco turbinas foram montadas e testadas pela usina, mas ainda não estão em operação comercial devido aos trâmites legais junto aos órgãos competentes. O mesmo procedimento é válido para a 50ª turbina, que está sendo testada.
As seis turbinas a mais que foram colocadas no Rio Madeira, depois do projeto inicial de 44 unidades, irão atender os moradores de Rondônia e Acre. Para o funcionamento comercial destas seis turbinas, a hidrelétrica precisa aumentar o nível do reservatório em cerca de 70 centímetros. O caso é acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A 50ª turbina que está sendo testada tem capacidade de produzir 69,59 megawatts. Juntas, segundo a hidrelétrica Santo Antônio, as seis turbinas adicionais irão gerar 417 megawatts só para Rondônia e Acre.
Segundo a empresa, quando as 50 turbinas estiverem funcionando a hidrelétrica terá capacidade de produção total de 3.568 megawatts, o que irá beneficiar 45 milhões de pessoas de todo país. O investimento total para a implantação da hidrelétrica é de R$ 20 bilhões. PORTAL G1