Governo do Estado e universidades decretam luto de três dias
Palácio da AboliçãoFoto: Divulgação
Em nota, Camilo Santana ressaltou a atuação de José Teodoro Soares como reitor de “duas das mais importantes instituições de ensino do Ceará, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Federal Vale do Acaraú (UVA)”.
Camilo Santana elogiou também a atuação dele nos três mandatos exercidos como deputado estadual na Assembleia Legislativa, além de presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). “Tanto como pessoa quanto como profissional do ensino ou homem público, ele é inigualável”, afirmou.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse que Professor Teodoro teve uma vida dedicada à educação e foi um dos pioneiros no fortalecimento do ensino superior no interior do Estado. “Além de sua dedicação ao magistério, foi também um parlamentar atuante e comprometido com os mais nobres e elevados interesses do Estado, tendo pautado sua atuação pela ética e coerência. Perco um grande amigo, e o Ceará perde um grande homem público, por isso expresso meus sentimentos aos familiares neste momento de luto e tristeza”, afirmou Roberto Cláudio.
O secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, reconheceu os serviços prestados pelo parlamentar à educação cearense. "A falta dele será sentida, mas entendemos que seu legado na área educacional permanecerá gerando bons resultados", observou.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) também decretaram luto oficial de três dias. A UFC, onde Professor Teodoro participou da implantação do curso de Ciências Sociais, afirmou, em nota, que essa “é uma dolorosa perda”. “Deixa nosso convívio um dos homens que mais contribuíram para o processo de interiorização da UFC, tendo igualmente legado ao nosso Estado o mais amplo programa de inclusão através da Educação Superior”, acrescentou.
O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, disse que Professor Teodoro foi o precursor da modernização da UVA, estimulou a criação de novos cursos de graduação e de mestrado e a expansão da universidade. O parlamentar foi reitor da instituição entre 1990 e 2006.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), de onde Professor Teodoro era docente aposentado, lamentou a morte do parlamentar. A instituição lembrou que o deputado lecionava desde 1971 na Escola de Serviço Social e na Faculdade de Filosofia, que foram, posteriormente, agregadas à Uece. Em 2014, Professor Teodoro recebeu, das mãos do reitor Jackson Sampaio, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho. COM agência de noticias da al