Busque abaixo o que você precisa!

25% dos municípios não geram receita suficiente para custear prefeitura e vereadores

Leonardo Vieceli / FOLHA DE SP

 

 

Rio de Janeiro

Pelo menos 1.282 municípios brasileiros não conseguiram gerar receitas suficientes para custear as despesas administrativas da prefeitura e da câmara de vereadores em 2024, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O número corresponde a 25% –ou um quarto– do total de 5.129 cidades investigadas na nova edição do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), divulgada nesta quinta-feira (18).

A capacidade de arrecadação de uma prefeitura está associada à atividade econômica local.

 

Nesses 1.282 municípios, a economia não conseguia produzir os recursos suficientes, por meio de impostos e outras receitas, para manter a estrutura administrativa da máquina pública, que inclui salários de prefeitos e vereadores.

Com o baixo potencial de arrecadação, os locais dependem de transferências do governo federal, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), para fechar as contas.

Embora ainda chame a atenção, o percentual de 25% é o menor da série histórica da IFGF, iniciada em 2013. A proporção era de 30,5% em 2023.

No índice da Firjan, os municípios que não conseguem gerar recursos suficientes para o pagamento das despesas administrativas recebem nota zero no quesito chamado de autonomia (veja a lista das cidades abaixo).

"Os 1.282 municípios com nota zero no IFGF Autonomia apresentam receita local inferior ao custo da estrutura administrativa e por isso são dependentes do governo federal para cobrir essas despesas. Na maior parte das prefeituras, o FPM é utilizado para isso", diz a entidade empresarial.

Em 2024, 439 cidades ficaram de fora da pesquisa por falta ou inconsistência de informações, conforme a Firjan. O levantamento analisa dados declarados pelas prefeituras e consolidados pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

UFMunicípio
AC Acrelândia
AC Capixaba
AC Cruzeiro do Sul
AC Epitaciolândia
AC Jordão
AC Mâncio Lima
AC Marechal Thaumaturgo
AC Plácido de Castro
AC Porto Walter
AC Rodrigues Alves

Compartilhar Conteúdo

444