‘Brasil está virando especialista em elevar impostos sem chamar de aumento’, diz a Duquesa de Tax
‘Brasil está virando especialista em elevar impostos sem chamar de aumento’, diz a Duquesa de Tax. O vaivém em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a busca por alternativas para conseguir cumprir as metas fiscais completou um mês no fim de semana. Desde o dia 22 de maio, além do IOF, o governo lançou uma série de alternativas, decretos e medidas provisórias para tentar contornar a situação, que tem causado mal-estar no Congresso e entre a população.
No programa Não vou passar raiva sozinha desta semana, a colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, faz uma retrospectiva da novela do IOF (assista acima à íntegra do programa). “Vamos recapitular aqui para não ficar perdido em tantas medidas. O governo aumentou o IOF por decreto e já está valendo.” Ela completa que o Congresso ensaiou reagir, mas que até agora nada de concreto aconteceu.
“E como se tudo isso fosse pouco, veio uma medida provisória que quer tributar até investimento de baixo risco, vendida como justiça tributária, mas que, na prática, só aumenta a confusão”, diz a Duquesa. Ela se refere à tributação, por exemplo, das LCI’s e LCA’s, que passarão a pagar 5% de imposto.
“O que temos aqui não é uma política fiscal, é um remendo emergencial. O governo diz que precisa arrecadar, mas não corta gastos, não enfrenta privilégios e vai caçando cada centavo no bolso de quem tá tentando juntar algum dinheiro. O Brasil tá virando especialista em aumentar impostos sem chamar de aumento.”
Para o governo, diz ela, IOF e IR sobre LCI é só para quem é bilionário; tudo com a desculpa da justiça social. “Então, quando você ouvir o termo reforma tributária financeira, desconfia, porque o que a gente tem mesmo é uma gambiarra tributária.”
Programa
Todas as quintas-feiras, às 9h30, a Duquesa de Tax faz reacts (comentários sobre outros vídeos ou entrevistas) do noticiário econômico no Estadão. Além disso, tem o programa semanal Não vou passar raiva sozinha. Os vídeos inéditos vão ao ar sempre às segundas-feiras, às 9h30, para assinantes do Estadão. Cortes do programa são distribuídos ao longo da semana nas redes sociais e na Rádio Eldorado. A atração também tem uma versão em podcast.