Busque abaixo o que você precisa!

Dilma enxerga golpistas em todas as instituições

Jorge Araújo/Folha

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, Dilma Rousseff reiterou a tese segundo a qual o impeachment é um golpe. Dessa vez, contudo, a presidente afastada foi além. Referindo-se ao Judiciário, ao Legislativo e às Forças Armadas, disse: “Eu não acho que nenhuma instituição participou do golpe enquanto instituição. Acho que integrantes de todas as instituições, de uma forma ou de outra, tiveram presença no golpe.” Embora veja golpistas em todas as instituições, Dilma se absteve de citar nomes.

Prestes a ser julgada pelo Senado, Dilma referiu-se a Michel Temer em timbre mais ácido do que o habitual: “…Não foi apenas um traidor. Ele é mais um usurpador. Ele conspirou pelo golpe. E ele, nesse processo de impeachment, se conduziu de forma muito pouco ética comigo e com o conjunto da população brasileira.”

Em relação ao seu padrinho político, Dilma soou condescendente: “Eu acredito que Lula é um homem íntegro e correto, que tem sido objeto de uma grande perseguição. As pesquisas mostram que é um candidato forte para as eleições de 2018. Não acredito, hoje, que Lula vá ser preso. Se for, haverá uma grande comoção no país. O presidente Lula vai saber responder às acusações de forma correta e mostrar seu compromisso com a justiça do país.”

Ao falar de si mesma, Dilma fugiu da autocrítica, como de hábito, e repetiu: “Eu não pratiquei nenhum ato de corrupção e não tenho conta na Suíça.” Ela não confirmou se comparecerá ao Senado para se defender pessoalmente durante a sessão de julgamento do impeachment: “Minha ideia é comparecer, mas quero ver em que condições.” JOSIAS DE SOUZA

Compartilhar Conteúdo

444