Médico de Lula leva neurologistas e cirurgião de coluna a Brasília depois de tombo no banheiro
Mônica Bergamo /Mônica Bergamo é jornalista e colunista./ FOLHA DE SP
O cardiologista Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês, embarcou com três médicos para Brasília ao receber a notícia de que o presidente Lula (PT) tinha levado um tombo no banheiro e batido a cabeça, na noite de sábado (19).
JUNTA MÉDICA
Além dele, embarcaram para a capital federal o neurologista clínico Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stavale e Francisco Sampaio, especialista em cirurgias da coluna vertebral.
TODO CUIDADO
O excesso de zelo se justifica: quando sofre uma queda, o paciente muitas vezes tem microlesões na coluna que passam despercebidas em um primeiro momento, causando dor e dificuldades algum tempo depois.
TODO CUIDADO 2
Feitos todos os exames, no entanto, foi constatado que Lula teve ferimento apenas atrás da nuca, além de uma pequena hemorragia cerebral.
TODO CUIDADO 3
O petista levou pontos na nuca e repetiu exames no domingo (20). No dia seguinte, ficou de repouso. Novos exames estão previstos antes de ele voltar à rotina.
VOO CANCELADO
Como revelou a coluna, Lula sofreu o acidente e, por determinação dos médicos, cancelou a viagem que faria à Rússia para participar da cúpula do Brics.
MINHA VOZ
A delegação brasileira, por isso, acabou sendo chefiada pelo chanceler Mauro Vieira.
CARA A CARA
Na Rússia, o presidente brasileiro se encontraria pela primeira vez com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desde que iniciou o terceiro mandato. Os dois têm conversado por telefone sobre propostas que possam colocar fim à guerra da Ucrânia.