Busque abaixo o que você precisa!

Antigos vilões e experiências fracassadas ressurgem na cena política sob Lula 3.0

Por Malu Gaspar / O GLOBO

 

Você também tem a sensação de que a política nacional parece uma grande sessão da tarde em que os vilões do passado reaparecem, tentando se repaginar como mocinhos? E não só os personagens, mas também os enredos se repetem? Não é só sensação.

 

Uma das principais notícias da semana é a tentativa do governo Lula de tutelar a Petrobras para que controle os preços dos combustíveis de forma a não deixar a inflação subir demais, além de investir em plataformas e navios construídos no Brasil, apostando na volta da cota de conteúdo nacional que contribua para a geração de empregos.

 

Quem já viu esse filme sabe o final. Jean Paul Prates pode até resistir por um tempo, mas terá de ceder quando Lula acionar o trator do Palácio do Planalto. Não é difícil prever o final da história, assim como não é difícil saber como termina o enredo batido da ressurreição da indústria naval.

 

Já houve diversas tentativas de financiar a construção de navios em grande escala no Brasil com financiamento público. Mas, sem mão de obra qualificada, tecnologia de ponta e metas de produtividade, os estaleiros nacionais não conseguem competir num mercado global. Cedo ou tarde, acabam sucumbindo e quebrando.

 

Lava-jato: relembre alguns dos mais relevantes alvos da operação

O doleiro Alberto Youssef: "marco zero" das investigações, a partir de um inquérito do ex-delegado da Polícia Federal Gerson Machado, de 2008, sobre lavagem de dinheiro — Foto: Jorge William / Agência O Globo - 27/10/2015

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras. Ligações com Youssef deu origem à investigação sobre a estatal  — Foto: Jorge William / Agência O Globo - 25/08/2015

8 fotos

O ex-senador Delcídio do Amaral. Foi preso pela Polícia Federal em novembro de 2015, por tentar obstruir as investigações tentado impedir a delação premiada de Nestor Cerveró, ex-executivo da Petrobras  — Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

Iniciada em março de 2014, conjunto de investigações contra a corrupção já levou à prisão desde empresários a políticos, incluindo dois ex-presidentes da República

Claro que sempre haverá quem atribua a responsabilidade pelo fracasso a fatores externos. Para amantes do conteúdo nacional como Lula, a última onda de quebradeira foi culpa da Lava-Jato, que investigou e prendeu dirigentes de estaleiros por corrupção — e não da corrupção em si, vejam que curioso.

 

Mas quem conhece o setor sabe que teriam sucumbido de qualquer maneira, porque a equação financeira não fechava nem com muito subsídio.

O presidente da Petrobras acompanhou a história, por isso tenta empurrar a discussão com a barriga, argumentando que a empresa precisa investir em transição energética para garantir um futuro longevo aos negócios.

 

Em tese ele está do lado certo, mas não dá para entender como a busca da sustentabilidade casa com a insistência de Prates em driblar as regras de governança para trazer de volta à cúpula da Petrobras figuras que já foram investigadas e até afastadas sob suspeita de corrupção e desvio de recursos.

Não é só na petroleira que figuras defenestradas no passado vêm emergindo em busca de protagonismo. Ontem mesmo, em São Paulo, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto fez uma reentrada pública na cena política, abrindo um seminário da Central Única dos Trabalhadores (CUT) sobre fundos de pensão numa sessão que tinha como tema “A Previc e o novo governo”.

 

A Previc é a autarquia que regula e fiscaliza a aplicação de mais de R$ 1 trilhão depositados em fundos de aposentadoria privada de milhões de trabalhadores. Sentados à mesa com Vaccari estava o diretor de normas da Previc.

 

Na sessão seguinte, diretores dos maiores fundos de pensão do país — do Banco do Brasil, a Previ, e da Caixa Econômica Federal, a Funcef — discutiram “problemas e soluções” para o setor.

 

Para quem não se lembra, Vaccari foi o todo-poderoso tesoureiro do PT entre 2010 e 2015, período que compreendeu as duas campanhas de Dilma Rousseff. Foi condenado em sete processos na Lava-Jato, um dos quais lhe rendeu uma sentença de 15 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ficou na cadeia por quatro anos, até sair em 2019 por um indulto natalino da Justiça do Paraná. Em 2017, se tornou réu na Justiça Federal por fraudes que provocaram prejuízos de R$ 402 milhões justamente na Funcef, representada no seminário da CUT.

 

O processo até hoje não terminou. Mas os aposentados desses fundos sofrem desconto de parte do benefício todo mês para cobrir o rombo. Pois Vaccari não apenas abriu o evento da CUT em posição privilegiada, como também aproveitou o microfone para se defender das acusações da Justiça sem que ninguém parecesse se espantar.

O bonde da volta dos que não foram é grande. Seriam necessários mais parágrafos para listar as figurinhas carimbadas da política e da economia ressurgindo, brandindo candidamente a pergunta em tom por vezes até indignado: mas então quem já foi condenado pelos tribunais da Justiça ou da mídia não tem o direito de refazer a vida e seguir em frente?

 

Claro que sim, desde que estejam dispostos a mudar de conduta. Pelo que se viu até agora, todos se comportam como se estivessem de volta à cena do crime, buscando concluir o que faziam quando foram interrompidos.

Só que não estamos falando de ficção, mas de realidade crua. Fazer tudo sempre igual não costuma levar a resultados diferentes. Está aí uma reprise que não vale a pena ver de novo.

Atualização as 10h31: Ao contrário do que dizia a versão original, os presidentes dos fundos nao conpareceram ao seminário, e sim seus diretores. O texto foi corrigido

 

 

Compartilhar Conteúdo

444