Elmano anuncia início da campanha Ceará sem Fome em junho: 'vamos apoiar as prefeituras'
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que vai iniciar a implementação do programa Ceará sem Fome, que prevê a distribuição de cartão alimentação de R$ 300 para famílias carentes e apoio financeiro a cozinhas solidárias, no dia 16 deste mês. A declaração foi feita durante a abertura da 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos, no Centro de Eventos do Ceará, nesta terça-feira (6).
Neste ano, o tema do encontro é "Inovação e Sustentabilidade: novos caminhos para a gestão" e aborda temas como tecnologia, sustentabilidade e eficiência na gestão pública.Gestores públicos de todos os municípios do Ceará participam do evento.
Ao falar de avanços tecnológicos para o Ceará, o governador ressaltou a preocupação do Governo em unir sustentabilidade econômica a social para mitigar a fome no Estado. Por isso, ele disse que investimentos em assistência social precisam ser feitos agora.
Na ocasião, o mandatário disse que o Governo irá apoiar, financeiramente, cozinhas solidárias e refeitórios públicos mantidos por prefeituras e entidades da sociedade civil. Ele ressaltou que todos serão contemplados, independentemente de ser base ou oposição.
SEMINÁRIO DE GESTORES PÚBLICOS
O governador ressaltou ainda a importância do encontro com os gestores municipais.
"É muito importante quem está aqui, eu, governador, prefeitos e prefeitas, vereadores, deputados, nós não temos tempo para parar e refletir com o mínimo de profundidade sobre o sentido das coisas que nós estamos fazendo. Nós somos, todo santo dia, procurados por demandas, por problemas concretos das pessoas, e as pessoas têm a urgência para seus problemas serem resolvidos", disse Elmano.
Ele destacou ainda o projeto de Participação Popular da gestão que atuará junto a 14 regiões do Estado para ouvir as demandas dos cearenses.
"Nós vamos, esse ano, no Estado do Ceará (...) 14 plenárias regionais em que o governador estará pessoalmente, presente com o secretariado. Não vai falar, não vai discursar. Vai para ouvir as lideranças da região, prefeitos, vereadores, lideranças populares, empresários, para que eles digam para o governador o que é prioridade para entrar no Plano Plurianual do Governo do Estado. Mas se a presença física é pequena às vezes, nós estamos colocando uma plataforma digital para que o cidadão entre na plataforma, sugira propostas e vote na proposta que ele considera a melhor para a sua região", frisou.
RECORDE DE PARTICIPAÇÃO EM 2023
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), durante discurso no evento, também ressaltou a importância do diálogo.
"O que nos une hoje aqui é nossa missão de servir, missão enquanto homens e mulheres públicos que temos isso em mente. (...) Agora há pouco, eu tive a grata surpresa de saber que, dos 184 municípios do Ceará, 176 estão sendo representados aqui.
Se hoje nós temos aqui essa representatividade de gestores municipais, sobretudo é graças à credibilidade que esse Seminário tem ao longo desse tempo", destacou Evandro.
Promovido pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), do Diário do Nordeste e do Instituto Future 2023, o Seminário bateu recorde de inscrições em 2023.
"O maior compromisso do Sistema Verdes Mares é com o povo do Ceará. Nós entendemos que a gente faz isso no dia a dia através do bom jornalismo, jornalismo profissional, responsável e imparcial. E hoje a gente dá um passo além disso, a gente se junta à gestão pública, com outros atores da iniciativa privada, como por exemplo a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, para debater soluções inteligentes para a população, para que a gente consiga melhorar a vida da sociedade cearense", ressaltou o diretor superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará Filho. DIARIONORDESTE