Sarto faz 'entrega' de moradias antes da chegada de ministro e do governador: 'sou sempre pontual'
Um ato inusitado marcou o evento de entrega de moradias do módulo V do Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, em Fortaleza, nesta segunda-feira (29). Prefeito da Capital, José Sarto (PDT) foi o primeiro político a chegar na cerimônia e realizou, sozinho, a "entrega" simbólica das unidades habitacionais para 880 famílias, antes da chegada do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), e do governador Elmano de Freitas (PT).
Questionado se haveria duas cerimônias distintas, já que Elmano e o ministro também iriam comparecer à entrega das moradias, o prefeito disse que é "pontual".
Parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Residencial Minha Casa Jardim é fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Prefeitura. Por isso, a entrega das unidades habitacionais faz parte da agenda do prefeito, do governador e do ministro das Cidades, que veio ao Ceará para a cerimônia.
Todavia, nesta segunda, Sarto iniciou o evento sem esperar a chegada dos outros mandatários. Na ocasião, ele agradeceu ao presidente Lula (PT) por retomar o programa.
"É uma política habitacional que eu quero, mais uma vez, registrar o meu agradecimento, pelo povo de Fortaleza, ao Governo Federal, ao presidente Lula, por restabelecer o Minha Casa Minha Vida. Agradecer e parabenizar a todos que hoje estão recebendo as suas chaves. E dizer que a prefeitura está trabalhando com infraestrutura, para garantir Saúde, Educação para a região", destacou o gestor.
Quando Elmano e Jader Filho chegaram, no entanto, Sarto subiu no palanque junto a eles para acompanhar os discursos de entregas. O prefeito foi o primeiro a discursar.
CENÁRIOS DIFERENTES
Em 2014, quando a primeira etapa do Residencial Cidade Jardim foi entregue, o cenário era bem diferente. O então prefeito Roberto Cláudio (PDT) dividiu palanque com o então governador Cid Gomes (PDT) para oficialização do ato simbólico de entrega da chaves às famílias contempladas. Na ocasião, 513 apartamentos foram entregue.
À época, todavia, Cid e Roberto integravam o mesmo grupo político. Atualmente, o cenário é diferente para Sarto e Elmano. Ex-aliados, ambos compõem grupos políticos diferentes depois do racha de parte do PDT com o PT no Ceará, nas eleições de 2022.