Em três dias de governo Lula, três recuos da gestão petista
Por Murilo Rodrigues Alves / O ESTADÃO
BRASÍLIA - Lupi defende rever reforma da Previdência, Costa diz que nada será revisto e Lula afirma que ninguém pode defender nada sem passar por ele antes. Haddad combina com Guedes de prorrogar isenção dos preços da gasolina e álcool por 30 dias, Lula diz que não é para prorrogar nada, a base aliada acende o sinal de alerta e a desoneração é esticada por mais 60 dias.
Jean Paul diz que política de preços de combustíveis da Petrobras é assunto de governo, não de mercado, as ações da petroleira apanham por dias e ele, indicado para presidente da estatal, descarta intervenção na vinculação do preço com o mercado internacional.
O início do governo Lula segue na toada do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, mas em vez de amor, sobram recuos e desautorizações.
A reforma e a antirreforma
Após o novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmar ontem que deseja discutir o que chamou de “antirreforma da Previdência”, em referência às mudanças aprovadas em 2019 no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira, 3, que “não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada” em relação a mudanças nas exigências de aposentadorias e pensões.
Após se reunir com Lula nesta manhã, Costa afirmou que o presidente delegou à Casa Civil a tarefa de analisar, antes de chegar ao presidente, as propostas de revisão sugeridas por ministros.
A isenção que não sairia e foi publicada
Depois de combinar com o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, a edição de uma Medida Provisória (MP) para prorrogar por 30 dias a desoneração no preço de gasolina e álcool, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu para o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não estender a medida.
No dia 1º de janeiro, dentro da cerimônia de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a MP para prorrogar a isenção dos tributos federais por dois meses.
A mudança em política de preços mas não intervenção