Busque abaixo o que você precisa!

Temer escolhe uma mulher para presidir o BNDES

Executiva Maria Sílvia Bastos substituirá Luciano Coutinho no comando do banco de fomento

Maria Sílvia Bastos é a nova presidente do BNDES

Maria Sílvia Bastos é a nova presidente do BNDES

BRASÍLIA - A Presidência da República confirmou que a executiva Maria Sílvia Bastos será a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em substituição a Luciano Coutinho. O anúncio ocorre após o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) sofrer críticas de que não havia nomeado mulheres para integrar o primeiro escalão de seu governo.

Maria Sílvia é doutora em economia e foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre 1999 e 2002. Também foi secretária de Fazenda do Rio de Janeiro no governo do ex-prefeito Cesar Maia (1993-1996). A executiva foi ainda pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e sócia de consultoria, além de trabalhar na Empresa Olímpica Municipal (EOM) na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Repercussão. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, elogiou a indicação de Maria Sílvia Bastos Marques para o BNDES. "É um convite para alguém competente e experiente para fazer um bom trabalho", afirmou. "O presidente (em exercício) Michel Temer a escolheu pela sua competência", acrescentou, ao ser questionado sobre a ausência até este momento de mulheres em cargos de alto escalão no governo Temer. (Com informações de Anne Warth e Eduardo Rodrigues) O ESTADO DE SP

Compartilhar Conteúdo

444