Busque abaixo o que você precisa!

Bolsonaro chama Elon Musk de ‘mito da liberdade’ e diz que compra do Twitter é ‘sopro de esperança’

Por José Maria Tomazela, Eduardo Gayer e Circe Bonatelli / O ESTADÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 20, que a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk é um “sopro de esperança” e chamou o empresário de “mito da liberdade”. Os dois se reuniram no evento “Conecta Amazônia”, organizado pelo Ministério das Comunicações, no Hotel Fasano Boa Vista, na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo.
 
Fundador da SpaceX, Musk anunciou a compra da rede social em abril por US$ 44 bilhões, mas neste mês pediu garantias do Twitter para prosseguir com aquisição da plataforma. Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval ao pedido da Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil. Após o encontro, Bolsonaro disse, em entrevista coletiva, que a visita foi de cortesia e não de negócios.
 
“O mais importante da presença dele é algo que é imaterial. Hoje em dia, poderíamos chamá-lo de mito da liberdade. O exemplo que nos deu, há poucos dias, quando anunciou a compra do Twitter, para nós aqui foi como um sopro de esperança”, disse o presidente, antes da entrevista coletiva.
 
Bolsonaro tem criticado as políticas de combate às fake news e a discursos de ódio nas redes sociais. Para ele, trata-se de uma violação às liberdades de expressão.
“Ele (Musk) é a favor da liberdade total de expressão. Criticar Executivo, Legislativo e Judiciário não tem problema nenhum”, disse o presidente, acrescentando ser contra qualquer tipo de restrição a manifestações desse cunho no Twitter. “O que nós queremos, e parece a opinião dele, é a liberdade total de expressão.” O presidente ponderou, entretanto, que o futuro do Twitter não fez parte das discussões do dia com Elon Musk.
Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmaram que a visita de Musk ao Brasil serviu para discutirem sobre uma potencial parceria entre as partes para monitoramento da Amazônia e para levar internet a escolas públicas em regiões remotas. “O que mais nos chamou a atenção foi sua preocupação com a Amazônia de verdade”, declarou o presidente. “Tanto é que quando você comprou o Twitter muita gente aqui no Brasil foi como se fosse um grito de independência. Nosso governo trabalhará para encarnar o seu espírito, da importância da liberdade de todos nós.”
 
O presidente disse que a cobertura da região norte com satélites da empresa de Musk, a Starlink, será um marco para o País – ainda que não haja um acordo formal, nem data para isso acontecer. “Levar internet para toda a região da Amazônia é algo muito importante. Vamos mostrar para o mundo a verdade sobre a Amazônia”, afirmou ele durante entrevista coletiva.
 
 

Compartilhar Conteúdo

444