Busque abaixo o que você precisa!

Prova de vida do INSS: segurados que não realizarem comprovação de 2021 terão o benefício suspenso em julho

Martha Imenes / O GLOBO

 

RIO — Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão recomeçar a fazer a prova de vida anual agora em janeiro, inclusive os que deixaram de realizar o procedimento desde dezembro de 2020.

É importante destacar que a partir deste ano a prova de vida será feita levando em conta o mês de aniversário do segurado. Se não for feito no mês indicado, o pagamento poderá ser bloqueado ou suspenso pelo INSS.

EntendaINSS vai pagar R$ 1,5 bi em ações judiciais atrasadas de segurados

As mudanças foram publicadas pelo INSS no Diário Oficial da União desta terça-feira. A Portaria nº 1.400 detalhou os prazos para a comprovação anual.

Entre as mudanças, fica definido que os bloqueios passam a ser feitos a partir de julho de 2022, para quem não fizer a prova de vida no mês de aniversário, no período de janeiro a junho de 2022.

De acordo com o cronograma, para o segurado que deveria ter feito a prova de vida até dezembro de 2020 a data-limite é fevereiro de 2022. Já quem deveria ter realizado o recadastramento de janeiro a junho de 2021, o prazo é março de 2022. E assim sucessivamente. Confira abaixo.

Banco CentralCom trajetória de alta da Selic, juros ao consumidor sobem de novo em novembro

Os demais segurados que realizaram a prova de vida dentro do prazo, segundo o INSS, devem seguir a data de nascimento para fazer a nova comprovação de vida.

Aviso em terminal de autoatendimento

Como saber se está na época de fazer o recadastramento? Como para a grande maioria dos segurados a prova de vida é feita nos bancos, em geral, os beneficiários são informados da necessidade de atualização cadastral pelos terminais de autoatendimento das agências bancárias ou nos guichês.

Caso perca o prazo, o benefício pode ser suspenso. Somente após seis meses de suspensão, se a comprovação não for feita, o benefício será cessado. Ainda assim, é possível recuperar o pagamento. Neste caso, será preciso solicitar a reativação pelo Meu INSS ou no banco onde recebe o benefício.

Cartão: Uso do cartão de crédito bate recorde em outubro e aponta inadimplência

Para começar, é preciso criar login e senha para acessar a plataforma. Já no ambiente virtual do instituto, selecione o ícone "Meus benefícios" e checar se ele está cessado ou suspenso. Na barra de busca, clique em "Reativar benefício". Logo depois,atualize os dados cadastrais e clique em "Avançar". Preencha os dados solicitados para concluir o requerimento.

Nos casos em que os aposentados e os pensionistas têm biometria facial cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans), o recadastramento pode ser feito de forma digital (via selfie), no aplicativo Meu INSS.

DicasVai começar 2022 pensando na aposentadoria? Especialistas recomendam investir cedo e com regularidade

As pessoas com mais de 80 anos de idade ou que não tenham condições de se locomover podem solicitar a visita de um servidor do órgão para a realização da prova de vida anual domiciliar ou hospitalar. O pedido pode ser feito pela central telefônica 135 e pelo aplicativo ou portal Meu INSS pelo segurado ou pelo representante legal.

Datas para quem não fez o recadastramento em 2021

Mês original x data-limite para realização

Até dezembro/2020 - Fevereiro/2022

Janeiro a junho/2021 - Março/2022

Julho e agosto/2021 - Abril/2022

Compartilhar Conteúdo

444