Busque abaixo o que você precisa!

Ceará mantém cultura de responsabilidade fiscal

Em meio a uma avalanche de notícias ruins na economia, merece destaque o desempenho das contas públicas do Ceará. Segundo documento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Estado obteve a melhor avaliação no Nordeste em 2015. O estudo serve de subsídio para aprovação no Congresso da proposta de alongamento das dívidas dos estados frente ao BNDES. Sem dúvidas, é um alívio para o Estado que fez seu dever de casa no quesito equilíbrio fiscal.

A avaliação do Ipea leva em conta o comprometimento da receita corrente líquida com a dívida, déficit na Previdência, participação dos investimentos na despesa total e gastos com pessoal em relação à receita. O Ceará obteve a nota B. A melhor nota do País foi obtida pelo Pará (B+). Nenhum estado alcançou as notas máximas (A+, A e A-). Os piores desempenhos foram os de Minas Gerais (D), Goiás e Rio Grande do Sul (D+).

 

O bom desempenho das contas públicas do Ceará é fruto de uma cultura de gestão econômico-financeira iniciada ainda na segunda metade da década de 1980. Uma cultura que teve início com Tasso Jereissati, à frente de três mandatos, e mantida por todos os outros governadores desde então: 
Ciro Gomes, Lúcio Alcântara e Cid Gomes.

 

Camilo Santana, o atual governador que manteve Mauro Benevides Filho na Fazenda (o economista também comandou a pasta nas duas gestões de Cid), vem mantendo a mesma linha de responsabilidade e profissionalismo no tratamento das contas públicas. Diante da grave crise na economia, é certamente o governador que vem tendo maiores dificuldades de manter o equilíbrio das contas.

 

Um Estado com suas contas equilibradas, mantendo a capacidade de cumprir seus compromissos, incluindo o pagamento dos salários dos servidores, é fator determinante para que o Ceará mantenha a condição de levantar recursos internos e externos visando viabilizar os tão necessários investimentos públicos.

 

A vigilância das contas deve ser permanente. Nesse momento, cada centavo precisa ser usado considerando a âncora técnica. O setor público hoje sofre com a queda na arrecadação. A linha é tênue e o pior que pode acontecer é o desajuste que, por exemplo, marcou dramaticamente o Ceará do início  da década de 1980. OPOVO

Compartilhar Conteúdo

444