Busque abaixo o que você precisa!

Alcolumbre indica apoio para derrubar veto de Bolsonaro à renovação de contrato de saneamento

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

15 de julho de 2020 | 17h42

BRASÍLIA - O presidente do Senado e do Congresso NacionalDavi Alcolumbre (DEM-AP), indicou apoio para derrubar um veto do presidente Jair Bolsonaro e retomar a sobrevida aos contratos de saneamento fechados entre municípios e empresas estaduais do setor.

Davi Alcolumbre
Trecho vetado foi uma das condições dos parlamentares para aprovar o texto. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro sanciona marco do saneamento, mas veta renovação por mais 30 anos de contratos de estatais

Bolsonaro sanciona marco do saneamento, mas veta renovação por mais 30 anos de contratos de estatais

O dispositivo vetado por Bolsonaro no novo marco legal do saneamento básico foi uma condição de parlamentares para aprovar a proposta, cuja sanção foi assinada nesta quarta-feira, 15. O prazo de 30 anos para renovação dos contratos atuais fez parte de um acordo do governo para aprovar a proposta.

"Não pode fazer o entendimento e não cumprir o entendimento. O que é combinado não é caro nem barato", disse Alcolumbre em sessão do Senado. "Se por parte do governo não houve a eficácia, houve um lapso da parte do Executivo, que eu reputo que não é certo, temos como corrigir aqui na sessão do Congresso Nacional e dar a resposta do que foi construído."

A manifestação de Alcolumbre ocorreu após reação do líder do PSDOtto Alencar (BA). O comentário foi reforçado pelo líder do PT, Rogério Carvalho (SE), e do PSL, Major Olimpio (SP). No Congresso, há pressão de governadores e estatais de saneamento para garantir uma sobrevida maior aos contratos atuais. Com o veto, o governo facilita na prática a abertura do setor para a iniciativa privada.

Compartilhar Conteúdo

444