Busque abaixo o que você precisa!

Covid-19: 'Se tudo continuar como está, Fortaleza deve progredir na flexibilização', diz Dr. Cabeto

Ceará registrou, nos últimos 14 dias, uma "redução sistemática" nas taxas de óbitos e casos confirmados de Covid-19, bem como na ocupação de leitos de UTI e de enfermaria. Isso permitirá a Fortaleza, caso as quedas destas taxas se mantenham, "progredir na flexibilização" do isolamento social. A perspectiva é do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, em entrevista à TV Verdes Mares na manhã desta terça-feira (16). A Capital está na Fase 1 do plano de retomada, após uma semana de fase de transição.

"A gente consegue falar que há uma redução sistemática nos últimos 14 dias de todas as taxas. Não só taxas de óbito, como de novos casos, de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, os quatro critérios fundamentais pra que a gente faça a flexibilização", afirmou Dr. Cabeto, ressaltanto que os todos os dados epidemiológicos são avaliados dia a dia. 

"Nós estamos passando um pouco de 14 dias do início da flexibilização. Era pra gente começar a ver se houvesse um aumento da demanda assistencial, mas nós não estamos assistindo [a isso]. Se tudo continuar como está, Fortaleza deve progredir na flexibilização".

Ainda de acordo com o secretário da Saúde, há outras regiões em condições similares à Fortaleza, no que diz respeito à queda nas taxas referentes à Covid-19, como Sertão Central e o Litoral Leste. 

Dados da plataforma IntegraSUS, gerida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizados às 9h44 desta terça, apontam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Ceará está em 77,57%, enquanto que a taxa de ocupação nas enfermarias chega a 55,92%.

Cautela

Apesar da perspectiva positiva para a Capital, Dr.Cabeto ressalta que as regiões Norte e Sul do Estado ainda demandam cautela no processo de flexibilização e, consequentemente, de retomada da economia. "Nós acreditamos que tivemos uma grande melhora em todos os indicadores da pandemia, mas que é preciso mais prudência na região Norte e na região Sul para que não alcancem índices que nós não desejamos".

A cidade de Sobral, que fica na Região Norte, é uma das cidades onde os números avançam. Nesta segunda-feira (15), o município ultrapassou os 4 mil casos e, até o último boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já somava 4.027 diagnósticos positivos de Covid-19 e 172 mortes em decorrência da doença. 

5 mil mortes

Ceará atingiu a marca de 5.041 mortes pelo novo coronavírus exatamente após os três primeiros casos registrados da doença no dia 15 de março. O estado registrou também 79.853 casos da Covid-19, de acordo com boletim divulgado às 18h22 desta segunda-feira (15). Esta é a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Na Capital, o número de casos confirmados chega a 30.948, com 2.940 pessoas que já perderam a vida em decorrência da enfermidade. Fortaleza detém a maior incidência dos casos no Ceará.

Avanço no Interior

De acordo com o Governo do Estado, uma das preocupações atuais é o Interior do Ceará, que tem apresentado um aumento significativo de casos de Coronavírus. Atualmente, as cidades de Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema estão no decreto de lockdown. 

Promovida pelo Sistema Verdes Mares, o Conexão SVM em casa discutiu os desafios do enfrentamento à doença no Interior, com a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde e Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Cidade. COM DIARIONORDESTE

Compartilhar Conteúdo

444