Busque abaixo o que você precisa!

Manifestações a favor e contra o governo ocorrem no país nesta quinta

Manifestações a favor e contra o governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), à posse do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil e o PT são registradas nesta quinta-feira (17) em ao menos 105 cidades de 25 estados e no Distrito Federal. Em AC, BA, CE, DF, PB e RS foram registrados protestos a favor do governo. Já AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SE, SP e TO tiveram manifestantes contra o governo. Só no PI não foram registrados atos. Os protestos são pacíficos, com poucos incidentes isolados. Houve registros de 'panelaços' também durante a cerimônia de posse de Lula no Palácio do Planalto.

Manifestações a favor e contra o governo ocorrem no país nesta quinta

Ao menos 25 estados e o DF têm atos nesta quinta-feira (17).
Atos são motivados pela posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

Do G1, em São Paulo

https://s03.video.glbimg.com/x360/4890775.jpg") 50% 50% / cover no-repeat transparent;">

Manifestações a favor e contra o governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), à posse do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil e o PT são registradas nesta quinta-feira (17) em ao menos 105 cidades de 25 estados e no Distrito Federal.

Em AC, BA, CE, DF, PB e RS foram registrados protestos a favor do governo. Já AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SE, SP e TO tiveram manifestantes contra o governo. Só no PI não foram registrados atos.

Os protestos são pacíficos, com poucos incidentes isolados. Houve registros de 'panelaços' também durante a cerimônia de posse de Lula no Palácio do Planalto. 

https://s01.video.glbimg.com/x360/4890844.jpg") 50% 50% / cover no-repeat transparent;">

A posse do ex-presidente no ministério ocorre um dia depois de o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, ter retirado o sigilo sobre ligações do ex-presidente interceptadas com autorização judicial.

Em um desses telefonemas, Lula recebeu uma ligação da presidente Dilma na qual ela dizia que enviava a ele o termo de posse para que só usasse “em caso de necessidade”. Com seu ingresso no primeiro escalão, o ex-presidente volta a ter direito ao foro privilegiado.

Veja os atos nas principais cidades:

Manifestantes contra o governo gritam palavras de ordem em trio elétrico durante protesto no Centro de Rio Branco, no Acre (Foto: Quésia Melo/G1)Manifestantes contra o governo gritam palavras de ordem em trio elétrico durante protesto no Centro de Rio Branco, no Acre (Foto: Quésia Melo/G1)

ACRE 
Rio Branco - Manifestantes a favor e contra Dilma se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da cidade.

Segundo os organizadores da manifestação contra o governo, ao menos 3 mil pessoas participam do protesto. Após aproximadamente duas horas, o grupo contrário ao governo saiu em passeata no Centro de Rio Branco passando pela Rua Arlindo Porto Leal e a Avenida Getúlio Vargas, com destino ao gabinete do governador Tião Viana (PT-AC), na Avenida Brasil.

Já os manifestantes a favor do governo foram para a "Tenda da Democracia" e para escadarias do Palácio Rio Branco, espaço montado pelos integrantes da Juventude da Frente Popular do Acre (FPA). Os manifestantes estimaram cerca de 4 mil pessoas no ato.

A Polícia Militar diz que cada ato contou com cerca de 500 pessoas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestação em Maceió tem acampamento para vigília (Foto: Shade Andreia / G1)Manifestação em Maceió tem acampamento para vigília (Foto: Shade Andreia / G1)

ALAGOAS
Maceió - Manifestantes protestam na orla da cidade. Representantes do Movimento Brasil dizem que cerca de 1 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar informou que não vai contabilizar o número de manifestantes. Eles encerraram o ato por volta das 23h, mas permanecem acampados em barracas na orla.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Juízes amapá sérgio moro ato justiça do amapá  (Foto: Abinoan Santiago/G1)Juízes em ato em Macapá
(Foto: Abinoan Santiago/G1)

AMAPÁ
Macapá - Magistrados amapaenses fizeram um ato nesta manhã em apoio ao juiz Sérgio Moro. Cerca de 30 pessoas estavam vestidas de roupas pretas para simbolizar a cor da toga. Os juízes se concentraram em frente ao Fórum de Macapá e chegaram a aplaudir a bandeira do Brasil. Segundo organizadores, 100 pessoas compareceram. 

No período da noite, manifestantes se reuniram no Centro da cidade. O grupo carrega faixas em defesa das investigações da Lava Jato. O protesto teve início por volta das 18h30. A Polícia não está presente no ato. 


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Grupo se réune em posto de gasolina na Avenida Djalma Batista, em Manaus  (Foto: Ive Rylo/ G1 AM)Grupo se reuniu em posto de gasolina na Avenida Djalma Batista, em Manaus (Foto: Ive Rylo/ G1 AM)

AMAZONAS
Manaus - Manifestação começou por volta das 18 horas, na  Avenida Djalma Batistista.  A organização estimou 100 pessoas no local. A PM estimou 20 pessoas até o momento. A organização disse que fica no local até às 21h e depois segue para a Assembleia Legislativa do Amazonas, na Avenida Mário Ypiranga.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestação no Farol da Barra, em Salvador, Bahia. 17.03 (Foto: Maiana Belo / G1)Manifestação no Farol da Barra, em Salvador (Foto: Maiana Belo / G1)

BAHIA
Salvador - Por volta das 16h, cerca de 20 pessoas, segundo organizadores, se reuniram em frente à sede da Polícia Federal, no bairro de Água de Meninos. O ato, organizado pelo "Movimento Vem pra Rua", contou com pessoas vestidas de preto ou com as cores da bandeira do Brasil. Durante a manifestação, o presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Rony José Silva, disse ao G1 que a pauta dos delegados é por autonomia da PF. "Somos apartidários. fazemos nosso trabalho de forma isenta e precisamos de autonomia", disse.

Por volta das 17h, outra manifestação, desta vez a favor de Dilma e Lula, foi iniciada em frente à reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela. Não há confirmação de número de pessoas.  

No início da noite, grupo de manifestantes se concentrou no Farol da Barra, orla de Salvador, por volta das 18h. De acordo com a organização do movimento, por volta das 20h havia cerca de 400 pessoas no local. A Polícia Militar estimou que 200 pessoas participaram do protesto. O ato foi encerrado por volta das 21h.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestante protestam contra o Governo petista em frente ao Palácio do Planalto, em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Manifestante protestam contra o Governo petista em frente ao Palácio do Planalto, em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

CEARÁ
Fortaleza - Manifestantes se reuniram nesta manhã na Praça do Ferreira em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O protesto começou por volta das 10h30. De acordo com a organização cerca de 300 pessoas participaram da manifestação e o ato, segundo eles, é um "aquecimento" para uma manifestação agendada para 18 de março. A polícia não estimou o público.

Um grupo de juízes federais também fez ato na sede da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza, em defesa das decisões da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro.

No início da noite, manifestantes voltam a realizar protestos. Um grupo de cerca de 600 pessoas se concentra na Avenida Barão de Studart em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, segundo organizadores. A polícia não estimou público.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes contrários à nomeação de Lula como ministro saem da frente do Palácio do Planalto indo para a frente do Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Evaristo Sá/AFP)Manifestantes contrários à nomeação de Lula como ministro saem da frente do Palácio do Planalto indo para a frente do Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Evaristo Sá/AFP)

DISTRITO FEDERAL
Brasília - Movimentos pró e contra a nomeação de Lula ao ministério feita pela presidente Dilma Rousseff se enfrentaram na manhã em frente ao Palácio do Planalto. Um representante de cada grupo ficou ferido. Ambos foram detidos pela Polícia Militar e levados para a 5ª Delegacia de Polícia (área central), mas só um ficou preso.

A corporação usou spray de pimenta para separar envolvidos em confrontos. A cavalaria ficou de prontidão durante o ato e chegou a ser acionada. Manifestantes invadiram o espelho d'água da parte de trás do Congresso Nacional.

O ato começou antes das 7h, com a chegada de representantes da CUT. De acordo com a polícia, 3 mil pessoas protestavam contra o PT e 300, a favor por volta de 11h. Já os organizadores  disseram que 5 mil protestavam contra o PT. Ainda não há dados dos organizadores a favor.

No período da tarde, manifestantes contra o governo e a nomeação do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil fecharam o Eixo Monumental, na altura do Itamaraty. Segundo a Polícia Militar, 200 pessoas estavam no local pouco antes das 17h. Às 18h, eram 3 mil, de acordo com a corporação. A organização disse que eram mil pessoas.

À noite, manifestantes contra o governo projetaram as frases "Fora Dilma" e "Força Moro" nas torres do Congresso Nacional, em Brasília.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes fazem 'Fora Dilma' em Vitória, no Espírito Santo (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)Manifestantes fazem 'Fora Dilma' em Vitória, no Espírito Santo (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)

ESPÍRITO SANTO
Vitória e Vila Velha - Durante a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, moradores de Vitória e Vila Velha fizeram um 'panelaço', em protesto.

Além de panelas, apitos, buzinas e gritos foram registrados em bairros como Jardim Camburi e Praia do Canto, em Vitória, e Itaparica, Itapoã e Praia da Costa, em Vila Velha.

No começo da noite, grupos de Vitória e Vila Velha fizeram dois protestos contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. Um grupo atravessou a Terceira Ponte no sentido Vila Velha - Vitória, enquanto outro se reuniu na Praia de Camburi e bloqueou completamente a Avenida Dante Micheline. Os dois se reuniram na Praça dos Namorados, em Vitória, e encerraram o ato por volta das 20h45.

Segundo a organização do protesto que saiu de Vila Velha, mais de 40 mil pessoas participaram da travessia da Terceira Ponte. Já a organização do ato em Camburi estimou 10 mil participantes. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não contabilizou as duas manifestações separadamente, mas informou que um total de 10 mil pessoas foram aos atos.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes protestam contra a presidente Dilma, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Manifestantes protestam contra a presidente Dilma, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

GOIÁS
Goiânia- Grupo de manifestantes protesta contra a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Eles se concentraram em frente à sede da Polícia Federal, no Setor Bela Vista.De acordo com os organizadores, 150 pessoas participam do ato. Já o aspirante da PM André Alves de Souza, que acompanha o ato, estimou ao G1 cerca de 100 pessoas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">

MARANHÃO
São Luís Manifestação em favor do juiz Sérgio Moro e pedindo o impeachment da presidente Dilma, começou por volta das 18h30, e se concentra na Avenida Litorânea, orla da cidade. Polícia Militar e organizadores estimaram 150 pessoas. Por volta de 20h50 manifestantes encerraram o ato com a execuçao do hino nacional. Ato foi pacífico.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes contra Lula e Dilma se reúnem na Praça da Liberadade, em Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (17) (Foto: Thaís Pimentel/ G1)Manifestantes contra Lula e Dilma se reúnem na Praça da Liberadade, em Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (17) (Foto: Thaís Pimentel/ G1)

MINAS GERAIS
Belo Horizonte - Manifestantes protestaram na Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, contra o governo Dilma e o ex-presidente Lula.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 400 pessoas participaram do protesto. A maioria delas, segundo a PM, era estudante de uma faculdade particular.

Pela segunda vez no dia, manifestantes se reúnem para protestar contra o ex-presidente Lula e o governo do PT na Praça da Liberdade. No fim da tarde, um grupo fechou o parcialmente o trânsito no entorno. Por volta das 20h, os manifestantes desciam a Avenida Cristóvão Colombo em passeata até a Praça da Savassi. A via estava completamente fechada. O policiamento no local estima entre 3 mil a 4 mil participantes no ato.

Manifestantes fizeram buzinaço em Coronel Fabriciano (Foto: Pedro Samora/G1)Manifestantes fizeram buzinaço em Coronel
Fabriciano (Foto: Pedro Samora/G1)

Coronel Fabriciano - Motoristas fizeram um 'buzinaço' contra o governo Dilma nesta quinta. De acordo com os organizadores da carreata, 200 carros participaram do protesto; a Polícia Militar não divulgou o número de manifestantes. Ainda segundo organizadores do evento, a carreata começou às 17h no Bairro Caladinho e seguiu em direção ao Bairro Santa Cruz, percorrendo cerca de oito quilômetors da cidade.

Ipatinga - Por volta das 18h30, os manifestantes se concentraram no Parque Ipanema, e em seguida saíram pelas principais avenidas da cidade. Os motociclistas e os condutores dos carros vestiam verde e amarelo e levavam cartazes contra a corrupção.

Itajubá - Estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) fizeram o protesto em frente à instituição e fecharam a passagem de entrada para a universidade. Segundo a Polícia Militar, 40 pessoas se reuniram no protesto. Conforme os organizadores, foram 150.

Manifestante leva faixa em apoio ao juiz Sérgio Moro ao protesto (Foto: Gustavo Biano/EPTV)Manifestante leva faixa em apoio ao Moro ao
protesto  (Foto: Gustavo Biano/EPTV)

Juiz de Fora - Um grupo de pessoas fez um rápido manifesto para  protestar contra a corrupção. A Polícia Militar esteve no local. Os manifestantes disseram que cerca de 100 pessoas compareceram ao ato.

Montes Claros - Manifestantes ocuparam o cruzamento da Avenida Deputado Esteves Rodrigues com a Avenida Mestra Fininha. A manifestação foi convocada pelos movimentos Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre.  Segundo os organizadores, o movimento atraiu cerca de mil pessoas. Para a Polícia Militar, cerca de 180 pessoas participaram da manifestação.

Pouso Alegre - Estudantes da Faculdade de Direito do Sul de Minas, segundo a Polícia Militar, se reuniram em frente à Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. Os manifestantes estavam vestidos de preto e as pessoas que passavam por lá foram aderindo ao movimento. Eles cercaram o largo em frente à igreja e cantaram o hino nacional. Depois os manifestantes saíram em passeata. Segundo a PM, o protesto reuniu 100 pessoas. Segundo os organizadores, foram 60.

Protesto em Uberaba (Foto: Alex Rocha/G1)Protesto em Uberaba (Foto: Alex Rocha/G1)

Uberaba - Desde as 16h, manifestantes se reúnem na praça Rui Barbosa para pedir impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo a Polícia Militar (PM), o movimento conta com 50 pessoas. 

Uberlândia - Manifestantes se reúnem, desde às 16h30, na Praça Tubal Vilela para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo a contagem da Polícia Militar, 300 pessoas participam do ato. Organizadores calculam cerca de 400 manifestantes.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes chegaram a bloquear pista da avenida em frente à sede da PF em Cuiabá. (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)Manifestantes chegaram a bloquear pista da avenida em frente à sede da PF em Cuiabá. (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)

MATO GROSSO
Manifestantes seguem realizando bloqueios no rodovias do estado e obstruindo o tráfego em pelo menos três trechos de estradas. Até o final da tarde desta quinta-feira, permanecem bloqueados trechos de rodovias em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Diamantino.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito seguiu bloqueado pelos manifestantes na rodovia BR-163 na altura do Km 687, região de Lucas do Rio Verde, e na altura do Km 753, região de Sorriso. Já na rodovia BR-364 o bloqueio permaneceu no Km 614, região de Diamantino.

Até o final da tarde manifestantes liberaram os bloqueios que haviam sido montados nas mesmas rodovias em trechos perto de Cuiabá, Rondonópolis e Nova Mutum.

Cuiabá - Na noite desta quinta, manifestantes se reuniram com faixas, cartazes e bandeiras, desta vez em frente à sede da superintendência da Polícia Federal (PF) em Mato Grosso, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. De acordo com a Polícia Militar (PM), até as 19h pelo menos 100 pessoas tinham se reunido no protesto.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes voltam a fechar a avenida Afonso Pena na frente do MPF em Campo Grande (Foto: Graziela Rezende/G1MS)Manifestantes voltam a fechar a avenida Afonso Pena na frente do MPF em Campo Grande (Foto: Graziela Rezende/G1MS)

MATO GROSSO DO SUL
Bataguassu -  Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 manifestantes se concentraram na rodovia BR-267, em Bataguassu, a 342 km de Campo Grande. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, eles chegaram ao local por volta das 12h (de MS), com faixas e cartazes que pedem o impeachment da presidente. A Polícia Rodoviária informou que a interdição foi encerrada às 15h30. No entanto, a manifestação continua no local. O fluxo de veículos foi normalizado somente após meia hora, ainda de acordo com a Polícia Rodoviária. 

Campo Grande -  Um grupo de 32 juízes vestidos de preto se reuniu na frente do fórum da cidade para protestar em apoio ao juiz Sério Moro. Os magistrados foram aplaudidos pelos funcionários do judiciário. No Parque dos Poderes, servidores do judiciário e juízes federais também protestaram. 

Manifestantes voltaram para frente da sede Ministério Público Federal (MPF) de Campo Grande no fim da tarde. Segundo a Polícia Militar de Trânsito (BPTran) cerca de 1,5 mil pessoas participam da manifestação. Já a organização contabiliza 1,8 mil manifestantes. Vestidos com camiseta verde e amarela e carregando a bandeira do Brasil os participantes gritam: “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

Dourados - Manifestantes se reuniram pela manhã na avenida Marcelino Pires, em frente à praça Antônio João. Muitos levaram bandeiras com as cores do Brasil e faixas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) .Os organizadores disseram que 150 pessoas participaram; já a polícia não estimou a quantidade de pessoas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes realizam ato contra o governo federal no centro de Belém (Foto: Robério Vieira/TV Liberal)Manifestantes realizam ato contra o governo federal no centro de Belém (Foto: Robério Vieira/TV Liberal)

PARÁ
Belém - Manifestantes se reuniuram na avenida Visconde de Souza Franco, no centro da cidade, para protestar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e contra a nomeação do ex-presidente Lula da Silva como ministro. 

O ato começou com a participação de cerca de 50 pessoas e ganhou adeptos durante a noite, chegando a contar com cerca de 200 manifestantes por volta de 20h40, segundo os organizadores do protesto. A Polícia Militar não divulgou estimativas sobre o número de participantes.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
João Pessoa teve manifestação pedindo a renúncia da presidente Dilma (Foto: Walter Paparazzo/G1)João Pessoa teve manifestação pedindo a renúncia da presidente Dilma (Foto: Walter Paparazzo/G1)

PARAÍBA
João Pessoa - Grupo de manifestantes segura faixas em defesa do juiz Sérgio Moro na bifurcação das avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro. Polícia Militar estima que 200 pessoas estejam no ato, mesmo número estimado pela organização.

Campina Grande - Grupo de manifestantes realiza protesto contra o governo federal, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A manifestação começou por volta das 17h e, segundo a organização, 100 pessoas participam do ato, realizado na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande. A Polícia Militar não divulgou estimativa de participantes.

Manifestantes fizeram ato a favor da presidente Dilma Roussef e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta-feira (17) em Patos (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)Manifestantes fizeram ato a favor da presidente
Dilma em Patos (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)

Patos - grupo fez uma manifestação a favor da presidente Dilma Roussef e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento começou por volta das 9h na praça Edvaldo Motta e seguiu pela Avenida Solon de Lucena. Após a caminhada, o grupo se concentrou em frente ao prédio da prefeitura.

Até as 9h25, a organização contabilizava 600 pessoas no ato. Já a Polícia Militar estimou que 150 pessoas participaram da manifestação e não registrou nenhum incidente. O protesto acabou por volta das 11h.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Membros da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) fizeram um pronunciamento em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, no bairro Ahú, a favor da democracia e do Poder Judiciário Independente (Foto: Franklin Freitas/AGB/Estadão Conteúdo)Membros da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) fizeram um pronunciamento em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, no bairro Ahú, a favor da democracia e do Poder Judiciário Independente (Foto: Franklin Freitas/AGB/Estadão Conteúdo)

PARANÁ
Curitiba - Desde o início da manhã, centenas de pessoas estão concentradas em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, no Bairro Ahú, para protestar a favor da Operação Lava Jato. Manifestantes demonstram apoio às ações do juiz federal Sérgio Moro com faixas, cartazes e palavras de ordem.

Guaíra - Com cartazes, apitos e bandeiras, os manifestantes se reuniram próximo a Ponte Ayrton Senna, onde interromperam o trânsito. Os veículos eram liberados por 15 minutos a cada hora. O comércio fechou as portas das 10h às 12h em apoio às manifestações.

Londrina - Servidores e juízes federais lotados na Justiça Federal protestaram em frente ao prédio na tarde desta quinta. A manifestação contou com a participação de cerca de 150 servidores, segundo organizadores. Polícia não divulgou número.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Ato reúne manifestantes contra o governo do PT na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (17) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Ato reúne manifestantes contra o governo do PT na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (17) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

PERNAMBUCO
Recife - Moradores fizeram 'panelaço' durante a posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. Ocorreram atos no Espinheiro, Casa Forte e Graças, Zona Norte, e em Setúbal, Zona Sul. Na Avenida Domingos Ferreira, foi registrado bunizaço. Na Torre, Zona Oeste, houve apitaço.

À noite, novo protesto foi realizado. A concentração começou por volta das 19h, no Segundo Jardim. Por volta das 19h40, os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Boa Viagem até o trecho em frente ao Terceiro Jardim. No trajeto, os participantes do protesto gritavam mensagens como "Lula nunca mais!" e cantavam o hino nacional.

A Polícia Militar acompanha o ato, mas informou que não vai divulgar número de participantes. Segundo os organizadores, são 1,2 mil pessoas. Por volta das 21h30, reunidos em frente ao Segundo Jardim de Boa Viagem, os participantes do protesto cantaram o Hino Nacional, encerrando o ato.

Petrolina - Manifestantes interditaram a ponte Presidente Dutra que liga a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia, nesta noite. Segundo a organização, cerca 300 pessoas protestaram contra o governo e os últimos acontecimentos políticos do Brasil. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 100 manifestantes. Durante a interdição das vias, houve confusão entre manifestantes e motoristas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes que caminharam do Centro do Rio de Janeiro até Copacabana, por quase 10 quilômetros, acabam de se encontrar com o grupo que se concentrava na altura do posto 5, na orla do bairro. (Foto: G1)Manifestantes que caminharam do Centro do Rio de Janeiro até Copacabana, por quase 10 quilômetros, acabam de se encontrar com o grupo que se concentrava na altura do posto 5, na orla do bairro. (Foto: G1)

RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro - Manifestantes se reuniram no Centro do Rio, no início da noite, para mais um protesto contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil e contra a presidente Dilma Rousseff. Cerca de 70 pessoas, por volta das 19h15, caminhou por ruas de Glória e Catete.

Os manifestantes que caminharam do Centro do Rio até Copacabana, por quase 10 quilômetros, se encontraram com o grupo que se concentrava na altura do posto 5, na orla do bairro.

Manifestantes encerraram o protesto em Copacabana por volta da 0h. A passeata percorreu cerca de 20 km, após começar na Cinelândia e dar voltas por Copacabana. Todo o ato transcorreu sem tumultos. Um homem embriagado foi detido por PMs por supostamente tentar promover baderna.

Líderes do movimento Vem Pra Rua estimam que há cerca de 5 mil pessoas no ato.

Nova Friburgo - Manifestantes estão concentrados desde às 18h, na praça Dermerval Barbosa Moreira, no Centro dda cidade, pedindo a saída da Presidente Dilma Rousseff. Segundo os organizadores 100 pessoas participam do movimento, já a Polícia Militar divulgou o número de 30 manifestantes.

Petrópolis - Manifestantes estão concentrados na Praça Dom Pedro, no Centro de Petrópolis, cobrando o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo os organizadores cerca de 60 pessoas participam do ato. O mesmo número é divulgado pela Polícia Militar. 


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Segundo a PM, cerca de 200 pessoas participam do protesto na Zona Leste de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Manifestação em Natal
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

RIO GRANDE DO NORTE 
Natal - Manifestantes realizam protesto na Zona Leste da cidade contra a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas fecharam parcialmente o trânsito no cruzamento da avenida Salgado Filho com a Bernardo Vieira. Os organizadores do evento não divulgaram a quantidade de pessoas que estão no ato. 


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Parcão, Porto Alegre, Protesto, RS (Foto: Giulia Perachi/RBS TV)Protesto em Porto Alegre (Foto: Giulia Perachi/RBS TV)

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre - Um grupo de manifestantes pró Dilma e Lula se reuniu nesta manhã na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Com bandeiras, apitos e faixas, eles distribuíram panfletos e cantaram em defesa do ex-presidente e novo ministro-chefe da Casa Civil Luiz, Inácio Lula da Silva, e também contra o impeachment da presidente Dilma. Conforme a organização, cerca de mil pessoas participaram. Já conforme a Brigada Militar, eram entre 300 e 400 manifestantes.

Em outro ponto, dezenas de manifestantes se aglomeraram em frente à sede da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, localizada na Avenida Ipiranga, em protesto contra o governo Dilma Rousseff. A manifestação teve início pouco antes das 9h. Tanto os organizadores quanto a Brigada Militar estimam que 300 pessoas participaram do ato.

Integrantes do judiciário realizaram protestos em Porto Alegre em defesa ao juiz Sérgio Moro e cobrando que seja respeitada a independência da Justiça. O ato ocorreu nas escadarias do prédio da Justiça Federal, na área central da cidade. Segundo a organização do movimento, cerca de 100 pessoas, entre juízes e servidores do Judiciário, participaram do protesto. 

No período da tarde, manifestantes realizam novo protesto contra o governo, O ato teve início por volta das 17h e ocorre na esquina da Rua Mostardeiro com a Avenida Goethe, ao lado do Parcão, no bairro Moinhos de Vento, área central da cidade. O Movimento Brasil Livre estima que cerca de 5 mil pessoas participam do protesto; já a Brigada Militar reduziu a estimativa de público de 3 mil, divulgado inicialmente, para 1 mil.

O protesto terminou por volta das 23h. O MBL disse que parte das pessoas permaneceriam acampadas no local.

Concentração de protesto em Lajeado ocorreu em frente a prefeitura (Foto: Juliano Wurdig/RBS TV)Concentração de protesto em Lajeado ocorreu
em frente a prefeitura (Foto: Juliano Wurdig/RBS TV)

Lajeado - Manifestantes se concentram em frente a prefeitura. A Brigada Militar estima a participação de pelo menos 600 pessoas, segundo levantamento das 20h. Por outro lado, a organização aponta para a presença de mais de mil pessoas. O grupo promete percorrer as principais ruas da cidade.

Passo Fundo - Segundo organizadores, cerca de 50 servidores da Justiça Federal, Procuradoria da República e Ministério Público Federal (MPF) participaram do ato. O grupo parou as atividades por cerca de 30 minutos para cobrar autonomia da Justiça Federal.

Santa Maria - Grupo se concentrou na Praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade, e em seguida os manifestantes partiram para uma caminhada pelas ruas principais da cidade. A organização do movimento estima a participação de cerca de 1,5 mil pessoas. Segundo a Brigada Militar, foi o maior protesto realizado no estado, com estimativa que variou entre 2,5 mil e 3 mil.

Santa Rosa -  Um desembargador, magistrados e servidores da Justiça Federal realizaram uma paralisação que iniciou no começo da tarde. Segundo organizadores, o ato reuniu cerca de 15 pessoas. A Polícia não não acompanhou a manifestação. 

Uruguaiana - Cerca de 100 pessoas participaram do ato, que iniciou por volta das 18h e terminou pouco antes das 21h, segundo a organização do movimento. A Brigada Militar não acompanha manifestação. O grupo ficou concentrado em frente a Câmara de Vereadores da cidade.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Magistrados de RO e comerciantes s euniram em ato a favor da Operação Lava Jato em Vilhena, RO, na manhã desta quinta-feira (17). (Foto: Eliete Marques/G1)Magistrados de RO e comerciantes fizeram ato em Vilhena (Foto: Eliete Marques/G1)

RONDÔNIA
Porto Velho - grupo de juízes, desembargadores e promotores de Rondônia realizaram uma paralisação na manhã em apoio ao trabalho do juiz federal Sérgio Moro. O ato foi realizado em frente à sede do Tribunal de Justiça (TJ-RO).

Vilhena - Cerca de 150 pessoas protestaram vestidas de preto em frente ao Fórum Desembargador Leal Fagundes, segundo os magistrados. A ação pedia o fim da corrupção e apoio ao juiz Sergio Moro e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram do manifesto integrantes da associação comercial, Ministério Público, Magistratura, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Trio elétrico foi usado para chamar atenção das pessoas que passavam pelo local (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)Trio elétrico foi usado para chamar atenção das pessoas que passavam pelo local (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)

RORAIMA 
Boa Vista - Manifestantes começaram a se reunir em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, por volta das 19h. O ato é contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. A organização e a PM estimaram 50 pessoas no local.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes caminham pela Beira-Mar Norte em Florianópolis (Foto: Larissa Vier/RBS TV)Manifestantes caminham pela Beira-Mar Norte em Florianópolis (Foto: Larissa Vier/RBS TV)

SANTA CATARINA
Balneário Camboriú - Manifestação iniciou por volta das 18h. Os participantes caminharam pela Avenida Brasil, Rua 2000 e Rua Alves Cabral. Segundo a PM, pelo menos 3 mil pessoas estavam presentes. Às 19h, o público fechou por 20 minutos a BR-101, em ambos lados. Depois, o grupo retornou à cidade e o ato terminou às 20h30.

Blumenau - Por volta das 21h, manifestante se reuniram em frente à prefeitura. Os participantes pedem a renúncia da presidente, segundo a organização, que afirma que havia 500 pessoas às 21h50 no protesto. A Polícia Militar não tinha informações sobre a manifestação.

Chapecó - Houve manifestação em frente à sede da unidade da Justiça Federal. Além de juízes, manifestantes de grupos  “Chapecó e Brasil contra a corrupção”, Movimento Brasil Livre e Vem pra Rua apoiaram o ato. Não há confirmação sobre número de participantes segundo organizadores e polícia.

Concórdia - Protesto começou por volta das 10h e terminou às 11h30. Cerca de 15 manifestantes, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, chegaram a bloquear a rodovia por quinze minutos. Com a chegada da PRF, a estrada foi desbloqueada.

No início da noite, às 18h30, um grupo de cerca de 300 manifestantes, segundo a PM, e 500 conforme o organizadores, já trancava a Rua Coberta, em frente à prefeitura do município

Criciúma - Manifestantes protestaram contra a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil do governo Dilma. Segundo a Polícia Militar, 100 pessoas participaram de uma manifestação que começou por volta das 10h30 na avenida Centenário. Já os organizadores do ato, cerca de 20 pessoas protestaram enquanto o semáforo estava fechado na via. Motoristas também aderiram ao movimento com buzinaço.

Curitibanos - Manifestantes começaram ato às 19h na BR-470. Às 20h, segundo a Polícia Militar, não havia nenhum grupo às margens da rodovia. O número de participantes não foi confirmado

Florianópolis - Manifestantes fizeram ato na sede da Justiça Federal. Segundo os organizadores, 150 pessoas, entre juízes federais, estaduais e servidores da Justiça, estiveram em frente à sede. Não há dados ainda da polícia.

No fim da tarde, em um outro protesto, manifestantes já paravam o trânsito da Avenida Beira-mar Norte para chamar motoristas para o protesto. O ato terminou às 21h. Eles andaram por cerca de 3 quilômetros, até a Polícia Federal. Os organizadores informaram que 20 mil pessoas estavam presentes. A PM alegou que estiveram 15 mil participantes.

Itajaí - Cerca de 100 pessoas estiveram por meia hora reunidas em frente a sede da Justiça Federal, segundo a organização. Todos os participantes vestiam preto, "contra ataques ao Judiciário durante a investigação Lava Jato". Não há dados ainda da polícia.

Jaraguá do Sul - Organização iniciou os protestos às 18h30, na Praça Angelo Piazera, e terminou por volta das 20h. Não houve confirmação do número de participantes.

Joaçaba - Cerca de 150 moradores se reuniram em frente ao prédio da prefeitura por volta das 11h. Clubes de serviço e entidades de classe apoiaram o ato em protesto à posse de Lula como ministro, exigindo o fim da corrupção no país. Os organizadores não comunicaram quantos participaram da atividade e a polícia não acompanhou.

Uma juíza também leu uma nota da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) em apoio “irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal do Paraná”. Integrantes do Ministério Público Federal também estiveram presentes. Não há confirmação sobre número de participantes segundo organizadores e polícia.

Joinville - Por volta das 11h, houve panelaço contra a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

Lages - Manifestantes protestaram na praça Central da cidade. O ato começou às 18h e às 19h o número de manifestantes chegava a 120, segundo a PM.

Sombrio - Manifestantes começaram ato por volta das 19h às margens da BR-101.

Tubarão - Um grupo de manifestantes faz protestos pedindo o impeachment da presidente Dilma. O comércio fechou as portas as 17h para as pessoas poderem participar da manifestação na cidade. Segundo a PM, ao todo, participaram do ato 2 mil pessoas.  A caminhada terminou por volta das 20h.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Maioria dos manifestantes protestavam contra Lula e Dilma (Foto: Reprodução/TV Sergipe)Maioria dos manifestantes protestavam contra Lula e Dilma em Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

SERGIPE
Aracaju - Em vários bairros da capital sergipana foram registrados panelaços durante a cerimônia de posse do ex-presidente Lula. 

Por volta das 18h, manifestantes fizeram ato na Praça do Mini Golfe, Bairro São Jose, próximo ao Centro da cidade. Segundo os organizadores, a manifestação contou com cerca de 200 pessoas. A Polícia, segundo o coronel Paiva, não fez registros do ato.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a nomeação do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil e pela renúncia da presidente Dilma Rousseff (Foto: Carla Carniel/Código19/Estadão Conteúdo)Manifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a nomeação do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil e pela renúncia da presidente Dilma Rousseff (Foto: Carla Carniel/Código19/Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO
São Paulo A  Avenida Paulista supera as 30 horas de interdição nos dois sentidos da via por causa da manifestação contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. O bloqueio provocou trânsito na região. Durante estas 30 horas foram registrados ao menos três casos de agressão.

Adamantina - Manifestação teve início às 17h30 em frente à Praça Hélio Micheloni, no Centro. Com faixas e cartazes e ainda vestidas de preto, cerca de 20 pessoas, segundo a organização, se reuniram na praça central da cidade. Os manifestantes também levaram panelas para chamarem a atenção da população. A Polícia Militar não fez estimativa sobre o público.

Manifestantes se reúnem em Araçatuba, na Justiça Federal (Foto: Reprodução / TV TEM)Manifestantes se reúnem em Araçatuba
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Araçatuba - O protesto começou por volta das 18h, em frente ao prédio da Justiça Federal. Organizadores e a Polícia Militar não divulgaram o número de pessoas no protesto. Os organizadores afirmam que a intenção é seguir pela Avenida Pompeu de Toledo até a Polícia Federal.

Araraquara - Manifestantes levaram boneco do ex-presidente Lula e colocaramna praça do Parque Infantil. Vestidos de preto, aos poucos, os manifestantes chegaram ao local. O ato reuniu cerca de 100 pessoas, de acordo com os organizadores. A PM não estimou um número.

Assis - Cerca de 15 juízes estaduais e federais da região de Assis, segundo a organização, fizeram um ato em apoio ao juiz Sérgio Moro nas escadarias do Fórum da cidade. O ato silencioso, representado pelas togas usadas, durou aproximadamente 30 minutos. A polícia não acompanhou o ato.

Manifestantes se concentram em Bauru (Foto: Sandra Fonseca / TV TEM)Manifestantes se concentram em Bauru
(Foto: Sandra Fonseca / TV TEM)

Bauru - Segundo organizadores, cerca de 250 manifestantes com roupas verde e amarela se concentram em frente à Polícia Federal. O sentido bairro-centro da Avenida Getúlio Vargas foi interditado pelos manifestantes, que também se concentraram do outro lado e os carros passam buzinando. A polícia acompanha o protesto, mas não informou número de participantes.

Botucatu - Motoristas se concentram na Praça do Lardo da Catedral  para fazer uma carreata. Eles pretendem seguir até o Corpo de Bombeiros fazendo 'buzinaço' e 'panelaço'. O trânsito não será fechado.

Bragança Paulista -  Segundo a organização, um grupo de cerca de 20 pessoas levou uma caixa de som e um caixão para o centro da cidade e fizeram o "velório do Brasil", mostrando insatisfação com a nomeação do ex-presidente Lula como ministro. 

Buri - Moradores protestaram, com faixas e cartazes, na praça da Bíblia, contra o governo da presidente Dilma Rousseff  e a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. De acordo com a organização, 150 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não acompanhou a manifestação.

Manifestantes se reúnem no Centro de Campinas (Foto: Jhonny Inselsperger/EPTV)Manifestantes se reúnem no Centro de Campinas
(Foto: Jhonny Inselsperger/EPTV)

Campinas - Juízes da Justiça Federal fizeram ato a favor da independência do poder judiciário, em apoio ao juiz Sérgio Moro e contra o anúncio do ex-presidente Lula como Ministro da Casa Civil. Segundo os organizadores, cerca de 35 pessoas participaram do ato que aconteceu em frente ao prédio do Fórum Federal. A Polícia não informou o número de manifestantes. 

No fim da tarde, manifestantes se concentraram no Largo do Rosário, na região central. Com bandeiras e vestidos de verde e amarelo, eles levaram panelas, faixas e cartazes para protestar. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de 5 mil pessoas participavam do ato, que era pacífico. Os manifestantes falaram em 8 mil.

Capão Bonito - Manifestantes se organizaram na Praça Matriz da cidade. De acordo com a organização, 80 pessoas participaram da manifestação. Já a Polícia Militar pasou que 50 pessoas estiveram no ato.

Franca - Grupo se concentrou em frente o prédio da Justiça Federal e carregou cartazes de apoio ao juiz Sérgio Moro no dim da tarde. Segundo polícia e organizadores, 2 mil pessoas estiveram no ato.

Dezenas de pessoas se reuniram para protestar nesta quinta-feira em frente a triplex (Foto: José Afonso Pinheiro / Arquivo Pessoal)Pessoas protestaram em Guarujá
(Foto: José Afonso Pinheiro / Arquivo Pessoal)

Guarujá - Cerca de 20 manifestantes, segundo organizadores, se reuniram para protestar contra o governo Dilma e contra o ex-presidente Lula. O ato ocorreu em frente ao prédio onde fica o apartamento triplex, que supostamente teria sido comprado por Lula. A Polícia Militar não acompanhou as ações dos manifestantes.

Indaiatuba - Manifestantes fazem um ato nesta noite. Eles estão concentrados no Parque Ecológico, com faixas e cartazes, para pedir a renúncia de Dilma. Procurada pelo G1, a Guarda Municipal de Indaiatuba se recusou a passar um número oficial de manifestantes. Nenhum dos organizadores divulgou balanço.

Itapetininga - Manifestantes se concentram na Praça dos Amores, para prostestar contra o governo e também contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil.. Segundo os organizadores, 200 pessoas participam da ação, que segue pacífica. Segundo a Polícia, 80 manifestantes estão no local.

Itu - Moradores de Itu (SP) estiveram concentrados na Praça da Matriz da cidade em ato contra o governo federal. O protesto começou às 18h e, de acordo com a organização, 80 pessoas estiveram no local. Já a Polícia Militar estima que a quantidade foi de 50 participantes. A manifestação seguiu de forma pacífica e terminou às 19h30.

Jundiaí Moradores se concentraram na avenida 9 de julho para protestar contra o governo O protesto, que teve início em torno das 17h30, reuniu 1 mil manifestantes no local, segundo os organizadores.A Polícia Militar estimou em torno de 800 pessoas no ato.

Lins - Moradores fizeram uma carreata na hora do almoço. Eles percorreram ruas do centro, como a rua Floriano Peixoto, buzinando e levando bandeiras do Brasil.

Marília - O protesto começou em frente à prefeitura. Segundo a PM e a organização, aproximadamente 120 pessoas participaram do ato, que durou cerca de duas horas.

Protesto é contra a nomeação do ex-presidente Lula para ministro (Foto: Katiuscia Reis/TV Fronteira)Manifestantes bloquearam Ponte Hélio Serejo
(Foto: Katiuscia Reis/TV Fronteira)

Presidente Epitácio - Cerca de 100 manifestantes bloquearam às 14h desta quinta-feira (17) a Ponte Hélio Serejo, sobre o Rio Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Eles protestam contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro-chefe da Casa Civil.

Presidente Prudente - Grupo de manifestantes decidiu fazer um "buzinaço" contra a presidente Dilma. O protesto teve início às 18h, com faixas e cartazes contra o governo federal e o Partido dos Trabalhadores.

Manifestantes protestaram contra Lula e Dilma por duas horas em Piracicaba (Foto: Araripe Castilho/G1)Manifestantes protestaram por duas horas
em Piracicaba (Foto: Araripe Castilho/G1)

Piracibaba -  Manifestantes começaram a concentração às 17h30 e encerraram o protesto às 19h45. De acordo com a Polícia Militar, 600 pessoas estiveram no local, enquanto a organização fala em um 1 mil presentes.

Eles fecharam as duas faixas dos dois sentidos das avenidas Saldanha Marinho e Independência. As vias foram fechadas em períodos diferentes, mas mesmo assim houve congestionamento.

Taubaté - Manifestantantes protestam na região da Praça Santa Terezinha. Segundo os organizadores, cerca de 800 manifestantes estão no ato. Já a Polícia Militar contabilizou cerca de 300 pessoas.

Tietê - Grupo fez um buzinaço no fim da tarde desta quinta-feira, para protestar contra o governo federal. O protesto começou por volta das 17h30 e durou pouco mais de uma hora. 

Tupã - O protesto, que começou às 17h30 na Avenida dos Tamoios, reuniu cerca de 100 manifestantes, segundo a organização. Segundo a polícia, cerca de 100 manifestantes estavam presentes.  A polícia afunilou o trânsito e os carros, que passam fazendo um ‘buzinaço’, passam apenas por uma das pistas dos dois lados da avenida.

Ourinhos - Os moradores de Ourinhos fizeram uma carreata. A concentração foi na Praça Melo Peixoto e os motoristas fizeram um ‘buzinaço’ pelo centro da cidade.  Depois da carreata, aproximadamente 80 manifestantes, segundo a organização e a Polícia Militar, pararam na praça e cantaram o hino nacional antes de encerrar o protesto, que durou uma hora e meia.

Manifestante segura a Constituição Federal durante protesto em Ribeirão Preto (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)Manifestante segura a Constituição Federal durante
ato em Ribeirão Preto (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

Ribeirão Preto - Manifestantes se concentram em um cruzamento na zona sul da cidade, em novo ato contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. A PM e os organizadores do protesto dizem que 300 pessoas participaram do ato.

Rio Claro - Manifestação começou por volta das 18h na Praça da Liberdade, em frente ao fórum. Antes de sair em direção à prefeitura, os manifestantes cantaram o hino nacional. Segundo a PM, mais de 50 pessoas participaram do evento. A organização informou que 300 foram ao local.

Salto - Centenas de pessoas estiveram na praça 15 de novembro, em Salto (SP) para protestar. O movimento, que começou às 18h30, foi encerrado por volta das 21h. De acordo com a organização, 500 manifestantes participam do ato. Já Polícia Militar estimou 300 ativistas.

São Carlos - Moradores se reuniram no Centro da cidade no fim da tarde para protestar. O evento, realizado na Praça do Mercado, reuniu cerca de 100 pessoas, segundos os organizadores. Para a Polícia Militar, 50 participaram do movimento.

Manifestantes queimam pneus e fecham marginal da Dutra em S. José (Foto: Rodrigo Fernandez /Arquivo Pessoal)Manifestantes queimam pneus e fecham marginal d
a Dutra em São José dos Campos
(Foto: Rodrigo Fernandez /Arquivo Pessoal)

São José dos Campos -  Moradores protestaram contra a nomeação do ex- presidente Lula. O ato aconteceu na região central e teve concentração na região da Praça Afonso Pena. Segundo a organização, o ato reuniu cerca de 1500 manifestantes. A Polícia Militar contabilizou cerca de 500 manifestantes.

Manifestantes também atearam fogo em pneus e bloquearam a marginal da Via Dutra. O ato foi na altura do Km 150, na pista sentido Rio de Janeiro, por volta das 17h30. A ação durou cerca de 30 minutos e foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os juízes e funcionários do Fórum de São José também fizeram ato de apoio ao juiz Sérgio Moro. A maioria estava vestida de preto e os magistrados usaram togas.

São José do Rio Preto - A concentração para o protesto começou por volta das 18h30, na avenida Alberto Andaló, em frente ao prédio da prefeitura. Segundo os organizadores, 100 pessoas estão no local. Eles estão com faixas que pedem o impeachment da presidente. 

Manifestantes levaram bandeira para a avenida (Foto: Amanda Campos/G1)Manifestantes levaram bandeira para a avenida
em Sorocaba (Foto: Amanda Campos/G1)

Sorocaba - Grupo levou para o protesto contra o governo Dilma um caixão para simbolizar o enterro da corrupção no país. O ato segue pacífico e os participantes caminham pela avenida.

Segundo a polícia, cerca de 600 pessoas estão no local. Já organização do movimento estima 1 mil pessoas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/materia/img/materia_linha_separadora.gif") repeat-x;">
Manifestantes se reuniram na Praça dos Girassóis, em Palmas (Foto: Lucas Eurílio/G1)Manifestantes se reuniram na Praça dos Girassóis, em Palmas (Foto: Lucas Eurílio/G1)

TOCANTINS 
Palmas - Manifestantes se reuniram na Praça dos Girassóis, no centro da capital. Com faixas e palavras de ordem eles apoiam o juiz Sérgio Mouro e gritam contra o governo, além de pedir a saída de Dilma da presidência. Cerca de 30 pessoas estão no local, segundo os organizadores. A Polícia Militar não divulgou contagem oficial.

Araguaína - Grupo faz uma passeata pela avenida Cônego João Lima. Segundo os organizadores, 500 pessoas estão no local. A PM acompanha a manifestação, mas ainda não divulgou números oficiais. PORTAL G1

Compartilhar Conteúdo

444