Busque abaixo o que você precisa!

No Nordeste, grito contra Dilma e Lula se amplia Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/no-nordeste-grito-contra-dilma-lula-se-amplia-18869020#ixzz42rwOC5ps © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Parti

MANIFESTAÇÃO NO NORDESTE

 

RIO - Região que mais deu votos para Dilma Rouseff na eleição de 2014, e que sempre garantiu alta popularidade ao ex-presidente Lula, o Nordeste foi ontem palco de grandes protestos contra o governo e a corrupção e a favor da operação Lava-Jato. Manifestações em capitais como Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) e cidades médias do interior registraram forte aumento no número de participantes em relação a 2015.

A capital de Pernambuco foi a cidade com maior participação. Segundo a Polícia Militar, foram às ruas do Recife 120 mil pessoas, oito vezes mais do que os 15 mil do primeiro grande protesto contra o governo de Dilma, realizado em 15 de março do ano passado. O ato começou pouco depois das 10h na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital, e ocupou a orla até o início da tarde de domingo. Em Campina Grande, no oeste pernambucano, 3 mil pessoas protestaram.

 

 

A PM calculou 35 mil manifestantes em Fortaleza (CE), onde um grupo foi à Praia de Iracema para realizar a “dancinha do impeachment”, coreografia muito compartilhada (e criticada) nas redes sociais durante a semana.

 

Em Maceió, foram 25 mil manifestantes segundo a PM (mais que o dobro dos 10 mil de março de 2015). A passeata, que tomou a principal avenida da orla da capital alagoana, contou com várias alegorias que lembravam um carnaval, entre elas uma grande cobra jararaca com a cabeça do ex-presidente Lula.

 

Vinte mil pessoas reuniram-se em Salvador, a maior manifestação contrária ao governo federal na Bahia desde o início dos protestos. Organizadores coordenaram o ato em cima de um minitrio-elétrico estacionado no Farol da Barra, cartão postal da cidade. Em Natal, o ato durou duas horas e meia e reuniu 20 mil pessoas, segundo os organizadores. A PM estimou que 11 mil pessoas foram até a Praça Cívica, na Zona Leste da cidade.

 

Para Carlos Pereira, cientista político e professor da FGV Rio, parte da explicação para o crescimento das manifestações no Nordeste é econômica: — Essa parte do Brasil foi muito beneficiada durante o boom econômico pré-2008. Agora, com o desemprego crescente e a alta dos alimentos (além da enxurrada tóxica de denúncias) há um descolamento desse apoio histórico dos nordestinos aos governos federais do PT.

 

Paulo Baía, sociólogo e professor da UFRJ, disse que as manifestações trazem à luz um realinhamento ideológico ocorrido após 2014: — Se a rejeição à Dilma no Nordeste ainda não era visível, as manifestações agora materializam o que dizem as pesquisas. Não se pode dizer que é o eleitor do Aécio que está na rua. O protesto de hoje (ontem) mostra que a tese de um país dividido caducou. O país está unido na desesperança. O GLOBO




Compartilhar Conteúdo

444