Busque abaixo o que você precisa!

Moro autoriza Força Nacional em cinco cidades como parte de programa anticrimes violentos

O ministro da Justiça, Sergio Moro, publicou no "Diário Oficial" desta quinta-feira (22) a autorização de envio da Força Nacional de Segurança para cinco cidades:

  • Ananindeua (PA)
  • Cariacica (ES)
  • Goiânia (GO)
  • Paulista (PE)
  • São José dos Pinhais (PR)

A medida faz parte de um programa-piloto do governo federal, chamado "Em frente, Brasil", criado para combater crimes violentos, principalmente homicídios. As cinco cidades foram escolhidas por apresentarem altos índices de violência.

 

O envio da Força Nacional será uma ação inicial do programa. Neste primeiro momento, as tropas vão atuar no policiamento ostensivo para garantir a ordem pública e segurança da população. Também farão parcerias e ações de inteligência com as polícias militar, civil e rodoviária.

Em frente, Brasil

Nos próximos dias, o presidente Jair Bolsonaro vai assinar com governadores e prefeitos das cidades escolhidas os chamados contratos locais de segurança.

Com isso, o "Em frente, Brasil" vai começar nessas localidades. A ideia do governo é adotar uma série de ações "transversais e multidisciplinares" para atacar as causas da violência, de acordo com as características de cada região. Serão tomadas medidas, por exemplo, nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo.

A expectativa do governo é, depois, estender o programa para outras cidades do país. Além do Ministério da Justiça, fazem parte da ação o dos Direitos Humanos, da Economia, Educação, Cidadania, Saúde e a Casa Civil. PORTAL G1

Compartilhar Conteúdo

444