Busque abaixo o que você precisa!

Secult: povo Pitaguary inicia campanha para criação do Museu Indígena

pitaguary 4O povo Pitaguary lançou uma campanha para criar seu próprio museu, o Museu Indígena Pitaguary. Benício Pitaguary, artista dedicado à pesquisa da pintura corporal, organizou um evento que acontecerá neste sábado e domingo, 5 e 6 de março, a partir de 9h, na Aldeia Monguba (próximo à CE 060, em Pacatuba), para que os participantes possam viver uma experiência performática. Haverá também trilha ecológica e outras programações. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) estará presente ao evento, através da sua Coordenação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Confira como chegar no local pelo mapa:http://bit.ly/1QyMXNC.

"Um dos princípios da museologia social é o engajamento comunitário e a possibilidade de agregar ao projeto diversos participantes. Por este motivo, a campanha pode ser compreendida como uma ação desse museu desejado pela comunidade", destaca a coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Carolina Ruoso.

"Entendemos que precisamos nos aproximar das iniciativas comunitárias de base museológica pautadas pela museologia social, para que possamos construir ações de incentivo, fomento e formação direcionada para esta perspectiva das políticas museológicas para o Estado do Ceará", acrescenta a coordenadora.

A atividade deste sábado também tem por objetivo divulgar a campanha de "crowdfunding" (financiamento coletivo) para montar a estrutura física e preservar o acervo e memória Pitaguary. O evento inclui pintura corporal indígena, com fogueira e Toré.


04.03.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura
85 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Compartilhar Conteúdo

444