Busque abaixo o que você precisa!

Município dá início às ações do Projeto Vidas Preservadas

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social em parceira com representantes da Secretaria de Saúde, Educação, Esporte, Administração, Cultura e Lideranças Políticas reuniu-se na manhã do dia 26/07/19 no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, para dar início ao Projeto Vidas Preservadas, cujo objetivo é promover uma abordagem intersetorial da temática e traçar estratégias de atuação pela prevenção do suicídio.
A ação é desenvolvida em todo o estado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, juntamente com os diversos Centros de Apoio Operacionais (CAOCIDADANIA, CAOPIJ, CAOMACE e CAOCRIM).

O Município de Frecheirinha já fez a sua adesão ao Projeto comprometendo-se a trabalhar todos os setores da administração municipal mas tendo como prioridades as áreas da saúde, educação, assistência social, cultura e esportes como parceiros no fortalecimento da rede de prevenção ao suicídio.
O desafio agora é a elaboração de um Plano de Ação que deverá apresentar um diagnóstico atualizado do Município até o dia 28 de agosto. 
Os dados até agora levantados indicam que apesar de o suicídio já ser considerado um problema de saúde pública, representando a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, colocando o Ceará com o 5º maior número de registros no Norte e Nordeste, em Frecheirinha o problema apresenta um sub-registro nos sistemas de saúde onde os diversos casos identificados eram sequer notificados.
Assim, o Plano de Ação representará também um marco regulatório do Município de Frecheirinha na identificação e no avanço da implantação de estratégias e mecanismos que visem a prevenção do suicídio.

Compartilhar Conteúdo

444