Busque abaixo o que você precisa!

Acossado, Bolsonaro cutuca multidão com o pé.

Dizer que o governo é incompetente não traduz adequadamente o que se passa no setor da Educação. Nessa área, o refinamento e o cuidado com que os erros são cometidos faz com que a incompetência seja exercida com máxima competência. Assim, quando Jair Bolsonaro chama de "idiotas úteis" os brasileiros que foram às ruas para protestar, fica evidente que a diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade, quando se revela inútil, não tem limites. Bolsonaro classificou os manifestantes de "militantes". Tachou-os de "massa de manobra". Seu governo mal começou e já teve dois ministros da Educação. Ambos revelaram-se militantes do diretório da Virgínia, nos Estados Unidos.

 

Submetido ao desastre Vélez Rodrigues o capitão trocou-o por Abraham Weintraub, um fiasco sem sotaque espanhol. A substituição do erro pelo equívoco fez de Bolsonaro um presidente de manobra. Quem puxa as cordinhas é Olavo de Carvalho.

 

Bolsonaro atribuiu o contingenciamento das verbas da educação (pode me chamar de corte) ao fato de ter herdado um "Brasil destruído economicamente, com baixa arrecadação." O capitão ainda não percebeu. Mas os 57 milhões de brasileiros que votaram nele fizeram isso para que ele resolva o problema, não para que passe quatro anos falando mal dos antecessores. Foi graças à ruína petista que o asfalto roncou pelo impeachment de Dilma Rousseff, abrindo espaço para a eleição do capitão.

 

Depois de acordar as ruas, Bolsonaro, inteligente a mais não poder, avaliou que seria uma boa ideia cutucar a multidão com o pé para ver se ela morde. Dilma fez a mesma coisa. E descobriu, da pior maneira possível, que a "idiotice útil", quando atiçada, não se limita a morder. Ela costuma engolir a genialidade inútil. Difícil aturar a incompetência. Quando ela vem acompanhada da arrogância aí mesmo é que se torna intolerável. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.. JOSIAS DE SOUZA

Compartilhar Conteúdo

444