Busque abaixo o que você precisa!

Análise: Um fato que não corresponde aos fatos

Marcelo de Moraes, O Estado de S.Paulo

16 Agosto 2018 | 05h00

 

Já se passaram mais de quatro meses da prisão de Lula, mas o comando do PT, teleguiado pelo ex-presidente, tenta criar uma realidade paralela, onde Lula pode ser candidato ao Planalto, apesar de seu caso claramente se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. Ou seja, está inelegível. Mais grave ainda é omitir no registro da candidatura aquilo que todo o mundo já sabe: Lula foi condenado e está preso.

Não é preciso ser gênio para ver que o PT segue roteiro elaborado para tentar estabelecer, até quando der, a dúvida na cabeça dos eleitores e levar adiante a tese da perseguição política. Querem transformar em fato algo que não corresponde aos fatos. O fato que existe é que Lula está preso, depois de ser condenado em 2.ª instância.

Registro Lula
Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad e Manuela d’Ávila mostram o registro da candidatura da chapa petista Foto: NELSON JR./ASCOM/TSE

O ato político desta quarta0-feira, 15, em Brasília, foi apenas mais um lance no oba-obaque o PT vem mantendo para preservar a força política de Lula. Como estratégia tem servido para mobilizar o partido. O problema é que poderá custar o preço de inviabilizar a candidatura de um substituto. Afinal, haverá tempo suficiente para tornar Fernando Haddad conhecido dos eleitores e captar a transferência de quem votaria em Lula?

Dirigentes petistas transformaram uma formalidade eleitoral – o registro de uma candidatura que deverá ser barrada – numa cortina de fumaça política. É o mesmo script que vêm cumprindo desde que perceberam que Lula não conseguiria escapar da condenação na Lava Jato

 

Compartilhar Conteúdo

444